Saúde & Beleza

5 dicas para combater o inchaço matinal no rosto

5 dicas para combater o inchaço matinal no rosto

Às vezes, mesmo após uma noite bem dormida ele aparece: o temível inchaço matinal, que tem várias causas.

 

“Durante o sono, o sistema linfático fica mais lento e, sendo ele o responsável pela absorção de líquido das células, há uma predisposição para esse inchaço.

 

Além disso, há uma influência também da alimentação, bebidas alcóolicas, remédios, alterações hormonais, posição de dormir e até causas genéticas”, explica a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.



De acordo com a médica, a tireoide fora de sintonia também tem relações com esse tipo de inchaço. “A glândula produz um hormônio que regula o metabolismo e a temperatura corporal. Se estiver produzindo muito pouco, as alterações metabólicas podem fazer com que os tecidos subcutâneos fiquem maiores. E há um consequente inchaço com isso", diz. “Nesse caso, é aconselhável procurar um médico para prescrever a medicação correta”, afirma a médica.

 

 

Veja algumas dicas para melhorar o aspecto inchado do rosto:

 

1. Beba mais água e consuma menos sódio

Começando pelo básico, a médica indica o consumo de pelo menos dois litros de água por dia, pois isso é essencial para desinchar o corpo todo. “Água de coco e chá verde também são opções. Mas sempre se lembre de controlar a quantidade de sódio nas refeições, pois ele colabora na retenção de líquido. E fique de olho em sucos de caixinha, que também tem muito sódio”, afirma a médica.

 

2. Lave o rosto com água fria

Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele, de preferência com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila e erva doce. Eles vão ajudar na diminuição do edema.

 

3. Use água termal (gelada)

Na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. Logo após lavar o rosto, borrife no rosto. “A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele”, explica.

 

4. Fique de olho na posição de dormir

Deitar de bruços é a opção que mais favorece o inchaço matinal do rosto. Se possível, eleve a cabeça com mais de um travesseiro e durma de barriga para cima.

 

5. Atividade física e dieta

Corpo em movimento é corpo saudável, então procure fazer uma atividade física durante o dia. “A própria contração muscular já contribui para a drenagem dos líquidos. Alie os exercícios com uma dieta equilibrada, aumentando o consumo de couve, brócolis, repolho, couve-flor, pois tais vegetais melhoram a eliminação de toxinas”, finaliza.

 

 

 

SICREDI 02