Saúde & Beleza

10 dicas de prevenção para evitar acidentes domésticos

10 dicas de prevenção com acidentes domésticos

Época de férias, escolares aumentam o número de ocorrências de acidente no âmbito familiar.

 

As crianças ficam em casa durante este período o que requer mais atenção e cuidado para assim, evitar acidentes domésticos.

 

1ª Dica:


Quando cozinhar, procure utilizar as bocas traseiras do fogão e também vire os cabos das panelas para dentro, assim caso houver um esbarrão evita-se que a panela com o conteúdo quente venha a cair sobre a criança, causando-lhe queimaduras.

 

 

2ª Dica:


Caso tenha botijão de gás ou gás encanado, deixe o registro fechado caso não o esteja utilizando, se houver crianças em casa. Assim, se elas mexerem nos acendedores, não haverá risco de vazamento de gás e queimaduras.

 

 

3ª Dica:


Guarde os produtos de limpeza e outros produtos potencialmente tóxicos, como perfumes e cosméticos, no alto ou em armários trancados, longe do alcance de crianças e animais de estimação. E longe de onde houver gás e fogo.

 

 

4ª Dica:


Ainda sobre produtos de limpeza: Guarde os produtos de limpeza sempre nas suas embalagens originais, para que seja possível identificar o conteúdo em caso de acidente. Não reaproveite embalagens e não use embalagens de alimentos e bebidas para guardar produtos de limpeza ou outros produtos potencialmente tóxicos.

 

 

5ª Dica:


Evite deixar muitos brinquedos espalhados pelo chão da casa para evitar quedas.

 

6ª Dica:


Instale fechadura com chave de emergência nos banheiros, para que seja possível destrancá-los por fora em caso de acidente em seu interior.

 

7ª Dica:


Evite móveis sob as janelas, para que as crianças não acabem se desequilibrando e caindo caso subam nos móveis.

 

 

8ª Dica:


Não deixe as crianças sem supervisão durante o banho, principalmente se estiverem utilizando a banheira, bem como ao utilizarem piscinas, mesmo as infláveis de jardim. E ao terminar o banho, esvazie a banheira a fim de evitar acidentes em algum momento posterior.

 

9ª Dica:


Use protetores de tomada, deixe os fios encapados e bem cuidados, sem rachaduras.

 

10ª Dica:


Mantenha uma lista de telefones e endereços úteis em local de fácil acesso, e para qualquer acidente de emergência ligue para o Corpo de Bombeiros via telefone 193.

 

 

Mantenha sua casa segura e evite acidentes, cuidado nunca é demais.

 

O 4° Grupamento de Bombeiros deseja a todos boas férias.

 

 

 

 

Por 1º Ten. QOBM Marcela Schwendler do Nascimento – Oficial de Comunicação Social.

 

 

SICREDI 02