Rio Bonito - Prefeitura reúne técnicos de cooperativas e de órgãos oficiais para discutir perdas nas lavouras
O Prefeito Sezar Augusto Bovino, o Vice-Prefeito Rildo José Safraider e o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Hamilton Belloni, coordenaram na manhã desta terça-feira (04), importante reunião envolvendo técnicos do Setor Agropecuário de Cooperativas e de órgãos oficiais como o Deral e a Seab, para discutir os prejuízos que a falta de chuvas trouxe para a região de Rio Bonito do Iguaçu.
As lavouras sofreram por demais e a safra 21/22 ficou completamente comprometida. Para se ter uma ideia, as lavouras de Soja tiveram perdas de 45%; milho, a cultura mais atingida com 60% de prejuízos, tanto que em algumas lavouras já foram passadas as máquinas derrubando o que restou do milho, dando lugar ao plantio do milheto ou pasto para o gado leiteiro.
Em relação ao leite, os dados devem ser divulgados na tarde desta terça-feira (04). Feijão, prejuízos de 40% nas lavouras. O Prefeito Sezar Augusto Bovino, fez uma reivindicação especial para as Cooperativas, principalmente, no que se refere a renegociação das dívidas dos produtores rurais. Que haja sensibilidade na hora de tratar do assunto com o agricultor.
O Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Hamilton Beloni, fazendo uma análise sobre as perdas nas lavouras de Rio Bonito do Iguaçu, disse que os reflexos na economia do município vão ser terríveis, porque preliminarmente, se estima que R$ 128.000,000,00(Cento e Vinte e Oito Milhões de Reais) deixarão de circular por causa dos prejuízos ocasionados pela estiagem.
No estado, o valor sobe para R$ 16.000.000.000,00(Dezesseis Bilhões de Reais). Segundo o Secretário o tempo das vacas magras está chegando. Lembra que o Prefeito Sezar Bovino, na semana passada, decretou estado de Emergência Hídrica no Município e, o ofício encaminhado para a Assembleia Legislativa do Paraná, pedindo o reconhecimento do estado de Emergência.
Presenças na reunião:
Prefeito Sezar Augusto Bovino;
Vice-Prefeito Rildo José Safraider;
Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Hamilton Belloni;
Secretário de Administração Ireneu Camilo;
Secretário de Finanças, Marcos Santi;
Vereador Michel Giacomini;
Defesa Civil, Gilmar Zanotto
IDR-PR(Emater), Lucas Deda
Deral , Edson de Oliveira
Residente Técnica do Deral, Fernanda dos Santos Pompeo
Cooperativa Coasul, Agnaldo Dalmolin e Anderson Leichtweis
Cooperativa Coprossel, Tiago Poleze;
Técnicos da Secretaria de Agropecuária de Meio Ambiente, Valdecir Azevedo e Eleandro Rodrigues Ramos.
Por - Assessoria