Reserva do Iguaçu

Reserva do Iguaçu - Polícia Militar retira famílias que ocuparam a Fazenda Estrela Guia

Reserva do Iguaçu - Polícia Militar retira famílias que ocuparam a Fazenda Estrela Guia

As famílias que ocupavam a fazenda Estrela Guia, no município de Reserva do Iguaçu, deixaram a área e a Polícia Militar desobstruiu a entrada da propriedade rural.

 

A ocupação aconteceu na segunda dia 26, quando cerca de 10 pessoas construíram três barracos no interior da área e avisaram a polícia de que outras famílias também entrariam no local.

 

A PM de Reserva do Iguaçu disse ao Portal Diário Reservense que a ocupação tinha sido realizada por quilombolas que vivem à beira da estrada por mais de duas décadas e que protagonizam a demanda da Invernada Paiol de Telha. Porém, de acordo com João Trindade Marques, essa iniciativa de entrar na Estrela Guia, que pertence à Invernada herdada de ex-escravos, foi isolada e não seguiu nenhuma orientação da liderança.

 

A retirada das famílias aconteceu na quarta dia 28, quando duas viaturas da PM e oito policiais liberaram o portão de entrada da fazenda e pediram que as famílias deixassem o local. A ordem foi cumprida sem nenhuma resistência.

 

Os quilombolas já venceram a causa da Invernada Paiol de Telha e agora aguardam a titulação da terra, agendada para 05 de abril. Somente com a regularização da área é que a comunidade quilombola terá acesso a direitos básicos, como energia elétrica, financiamentos para produção e construção de casa, e inscrição em programas de extensão rural. (Com Diário Reservense)

 

 

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência e personalizar publicidade. Ao navegar em nosso site você concorda com nossa Política de Privacidade.