Quedas do Iguaçu

Quedas - Representantes da Prefeitura Participam de Reunião na Aciqi para Esclarecer Mudanças no Trânsito da Cidade

Quedas - Representantes da Prefeitura Participam de Reunião na Aciqi para Esclarecer Mudanças no Trânsito da Cidade

Ontem, segunda-feira (29), representantes do poder público municipal participaram de uma reunião com empresários lojistas, para discutir algumas questões relacionadas às mudanças no trânsito da cidade. 

Depois da retirada das rotatórias e das mudanças que estão ocorrendo no entorno da Praça Central, alguns empresários que possuem estabelecimentos no entorno do centro questionaram essas mudanças, e as que virão pela frente (mudança de sentido das ruas, de mão única para sentido duplo, em que os veículos podem circular nos dois sentidos e também das vagas de estacionamento), uma vez que haverá substituição das vagas em diagonal para o estacionamento em paralelo.    

 O foco da reunião girou em torno das vagas de estacionamento.  Porém, os representantes do Poder Público (Secretário Sebastião Quadros, Assessor Carlos Lins, o Procurador Jurídico Anorosval Colombo, o engenheiro Paulo Czarneski e o engenheiro Alcindo Penso) tornaram claro e compreensível   como serão as alterações no sistema viário e nas normas de circulação, a partir das mudanças sugeridas pelos engenheiros do DETRAN/PR.   

O engenheiro Paulo Czarneski comentou sobre a colocação de novas placas de sinalização, das pinturas de solo, das mudanças que serão introduzidas a partir do advento do PLANO DIRETOR que também foca no controle do tráfego, trazendo mais segurança para os pedestres, ciclistas e, também para os condutores.  Também foi esclarecido a respeito das mudanças no sistema de carga e descarga de mercadorias, com novos critérios, inclusive de horários.   Todas as ruas serão transformadas em vias de sentido duplo. A mudança vai permitir que as vias tenham melhor fluidez e mais segurança para estacionar.   Vai facilitar a vida do condutor e trazer mais segurança para os pedestres.  

 As mudanças nos sentidos de circulação começam a ser implementadas a partir de janeiro. Por enquanto, será reforçada a sinalização das vias preferenciais   com a colocação de faixas de advertência. O engenheiro da Prefeitura ressaltou que as rotatórias foram removidas porque estavam todas irregulares, fora dos padrões da legislação de trânsito.

 

MAIS DE UM MILHÃO EM INDENIZAÇÕES

O Procurador Jurídico do Município, o advogado Anorosval Colombo informou aos lojistas presentes à reunião que a Prefeitura   poderá ser intimada a indenizar condutores por dano moral e ressarcimento de gastos que tiveram com o reparo do veículo depois que colidiram com as rotatórias, uma vez que todas elas estão fora dos padrões e em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.  E o valor dessas indenizações passa de um milhão de reais.  

 

 

 

Por - Assessoria

SICREDI 02