Quedas do Iguaçu

Quedas - Prefeito Elcio Jaime participa do lançamento do Programa Mamãe Quedense e diz ser “urgente” a construção do Hospital Municipal

Quedas - Prefeito Elcio Jaime participa do lançamento do Programa Mamãe Quedense e diz ser “urgente” a construção do Hospital Municipal

Foi lançado na manhã desta sexta-feira, 1º de outubro, no Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu (centro-sul paranaense) pela Secretaria Municipal de Saúde d Programa Mãe Quedense. O mesmo incorpora conceitos de integração de ações continuadas do cuidado a gestantes e começa com mais de 370 acompanhamentos.


Entre as autoridades no evento o prefeito Elcio Jaime da Luz, presidente da câmara de vereadores, Adilson Polese,, a secretária de saúde, Raquel Eleutério Preto, ginecologista e obstetra Felipe de Bem, Pr Celomar, as coordenadoras da atenção básica Adrieli Petro (Quedas) e de saúde da 10ª Regional Maria Vilma de Cascavel.


Após a abertura do evento com execução dos hinos do Brasil e Quedas do Iguaçu uma dupla musical fornada pelo secretário Helinton Pimentel e o instrumentista e apresentador da Rádio Municipal Joelson Vieira fizeram bela performance.

 

A enfermeira Petro fez agradecimento a todos os profissionais ligados a saúde, lembrando que o “projeto saiu do papel e o objetivo do programa é de sempre melhorar a assistência do pré-natal o acesso e reduzir as desigualdades”.

 

O presidente da câmara, usando a diplomacia, marca de sua gestão na câmara, lembrou do Dia do Vereador comemorado nesta sexta-feira, 1º, pedindo uma salva de palmas aos companheiros vereança presentes. Ele ressaltou o “cuidado que a administração pública está tendo as gestantes para dar qualidade de vida as famílias menos favorecidas com o atendimento precoce gera ainda economia ao município isso não é um gasto é um investimento”.

 

A coordenadora Maria Vilma lembrou o Outubro Rosa dizendo que “esse ano pode haver uma surpresa (ruim) esse ano com relação ao câncer de mama, por ter parado muitas ações por conta da Covid podemos ter um susto com o aumento dos casos por isso os exames de prevenção é tão importante pára obter ajuda cada vez melhor”.

 

A secretária Raquel lembrou do prefeito Elcio ter solicitado quando Ela assumiu o cargo para ter o cuidado, o empenho, zelo e responsabilidade pelas gestantes. “Essa é a nossa responsabilidade com esse programa, por isso atuamos na secretaria com extrema transparência”. A secretária comemorou que um morador do bairro São Cristóvão ganhou a licitação para o fornecimento das 600 bolsas com um kit para os primeiros dias do bebê “é tudo essencial para quando a gestante sai da maternidade e com a boa equipe que temos num futuro próximo estaremos melhorando e ampliando nossos serviços”.

 

“Quem participou percebeu que aos pouquinhos vamos capacitação nossa equipe, melhorando os serviços, ganhando credibilidade e reconhecimento junto a Regional de Saúde e efetivamente construído um modelo de saúde melhor para nosso povo”, disse Raquel à nossa reportagem.

 


O prefeito Elcio Jaime começou fazendo um pequeno relato dos primeiros meses de seu mandato, falando da sua agenda em Curitiba esta semana e a principal ação “o Hospital”. “É um sonho de toda nossa população, e nosso município é o segundo maior de nossa Regional de Saúde, quando vou a Curitiba é pra falar da realidade daqui, nós gastamos mais 2 milhões e duzentos mil reais com está pasta por mês, com o crescimento da população é urgente termos esse hospital, o objetivo é conter os gastos e se livrar deste aluguel de 60 mil reais por mês” .

 

Ele acha que o investimento na obra deve ultrapassar de 12 milhões reais com o heliporto que será construído para o pouso da aeronave do SAMU, “esse é nosso objetivo, dar qualidade de vida aos cidadãos de nosso município”.


“Esse programa Mamãe Quedense nós criamos em nossa ideia no período eleitoral e em nove meses de mandato (o mesmo tempo que uma criança leva pra nascer) é uma realidade”.
Para finalizar o prefeito elogiou a equipe de saúde pedindo paciência a população com o pessoal. “Eles são incansáveis, nunca se entregaram vacinando, correndo o risco de pegar o vírus”.

 

Elcio anunciou mais quatro veículos novos que devem estar a disposição da população na próxima semana,


Criado em 1999 e sucesso em Curitiba este projeto foi destaque de 2006 a 2010 e virou programa de governo do Estadual. (Com Jexpoente)