Quedas do Iguaçu

Quedas – Millpar instalará nova sede no município

Quedas – Millpar instalará nova sede no município

Está nascendo uma nova empresa a partir da expertise da Araupel. O novo empreendimento terá plantas em Guarapuava e Quedas do Iguaçu. O comunicado oficial ocorreu na manhã desta terça (22), pelo CEO da empresa, Norton Fabris. Surge então a Millpar, que incorpora a parte industrial da Araupel.

Esse ‘braço’ transforma madeira em produtos de alto valor agregado para uso na construção civil mundial. Já a Araupel, conforme a cisão, vai ter um foco exclusivamente para o agronegócio. De acordo com Fabris, a Millpar surge com a garantia de exportação consolidada em 250 contêineres/mês.

"A Millpar atuará exclusivamente como indústria, com foco nas etapas de beneficiamento de madeira e exportação do produto. O que vai acelerar processos de inovação e crescimento.”

Conforme o CEO, a Araupel se concentrará no agronegócio. "A Araupel, vi estar focada nas questões agrícolas, além de direcionar esforços na busca por uma solução das questões agrárias que se arrastam há anos."

Para a produção mensal de 250 contêineres de molduras em madeira, mais de 1.700 funcionários atuarão nas duas fábricas da Millpar. Entretanto, o investimento de R$ 40 milhões na unidade de Guarapuava, prevê 100 novos postos de trabalho ainda neste ano. Assim, a previsão é de um aumento de 12% na produção até o início de 2023, totalizando 280 contêineres/mês nas duas fábricas.

Conforme Norton Fabris, se trata se uma produção expressiva, que mantém a empresa como a 2ª maior fabricante do setor na América Latina. "Nada menos do que 20% das exportações brasileiras do setor para os EUA devem sair dos pavilhões da Millpar em Quedas e Guarapuava.”

A Millpar exporta para nove países na América do Norte, Europa e Austrália. Conforme as informações, os Estados Unidos são o destino de cerca de 93% da produção, justificando o nome da nova empresa: Mill (de millwork, trabalho de marcenaria em inglês) e par (de partner, negócio em inglês). O restante da produção, em torno de 7%, vai para o mercado Europeu (Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália e Reino Unido), Canadá e Austrália, além do Brasil.

Nada se perde dos 350 mil m³ de madeira processados anualmente e que chegam nas fábricas em forma de toras. Tudo se destina para a fabricação de molduras, painéis, guarnições e componentes de portas. Assim como de escadas, janelas e móveis, entre outros produtos destinados ao mercado mundial.

Já os subprodutos decorrentes dos processos (biomassa) são 100% aproveitados. Um dos destaques relacionados aos compromissos de sustentabilidade é o pellet. De acordo com a empresa, esse produto é destinado à geração de energia térmica, inclusive dentro da linha de produção da empresa. Além do pellet, os processos sustentáveis geram cavaco para as indústrias de celulose e de chapas reconstituídas (MDF e MDP), maravalha (aparas de madeira seca).

Este produto é usado na forração de aviários. Posteriormente viram adubo para diferentes culturas, e serragem e casca, que são usadas para geração de energia térmica em vários tipos de indústrias.

NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM

  • A Millpar é a 2ª maior fabricante do Brasil no setor e a 4ª na América Latina;
  • A empresa está presente em 4 continentes com a produção e exporta para 9 países;
  • Cerca de 93% da produção vai para os Estados Unidos;
  • A empresa responde por aproximadamente 20% das exportações brasileiras do setor para os Estados Unidos;
  • São mais de 1.700 colaboradores (cerca de 900 em Quedas do Iguaçu e mais de 800.

 

 

 

 

 

 

 

Por - RSN

SICREDI 02