Quedas - Empresários participam de Encontros do Comércio em Cascavel
Representantes de mais de cem empresas participaram na ultima terça dia 26, do seminário Encontros do Comércio.
O evento reuniu empresários do comércio varejista de Cascavel, Guaíra, Santa Helena, Quedas do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Terra Roxa, Palotina e Foz do Iguaçu, que participaram dos programas de capacitação promovidos pela Fecomércio PR e Sebrae/PR.
“Capacitamos mais de 400 empresários do comércio varejista na região. Realizamos esse evento para encerrar as atividades e compartilhar mais conhecimento, visto que estamos no final do ano e essa é uma das melhores épocas para vender. Por isso, é importante capacitar o comerciante para que atenda melhor os clientes e consiga obter ainda mais êxito nos negócios”, pontua o diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.
Durante 2019, só nos Programas Varejo Mais em Ação e Varejo Digital, foram capacitadas mais de 160 empresas na região. Maria Carolina Sanches, por exemplo, é de Terra Roxa. Sócia proprietária de um ateliê de roupas de festa, percebeu que precisava inovar na empresa e optou pelo Programa Varejo Mais em Ação, para ter contato com as novidades do segmento.
“Pela evolução da internet, nós, com lojas físicas, ficamos com medo de perder espaço e pensamos que a solução é se aventurar nas lojas online. Mas, o Programa abriu a minha mente para novas possibilidades e entendi que internet não é tudo. Hoje, os clientes buscam relacionamento e atendimento diferenciado. Com as ideias que tivemos no Programa, acredito que iremos ter uma evolução bem significativa”, conta a empresária.
Para o presidente do Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Cascavel e Região (Sindilojas) e representante da Fecomércio PR, Leopoldo Furlan, empresários como Maria Carolina, que buscam novidades e querem aprimorar conhecimentos, estão sempre à frente.
“O ano de 2019 foi positivo para quem se conscientizou de que era hora de aprender coisas novas e implantar mudança nas empresas. Para 2020, a tendência também é essa: estamos vivendo um momento econômico mais favorável, porém, é preciso ter o apoio de entidades como o Sebrae/PR e Fecomércio PR, que oportunizam conhecimento e inovação para o mercado”, comenta Leopoldo.
Pensando nisso, o evento também ofereceu aos participantes uma palestra ministrada pelo empreendedor e escritor, Fred Alecrim. Dentre os principais assuntos, estava a necessidade de inovar no varejo.
“Um dos caminhos para prosperar em 2020 é a inovação, que pode surgir tanto do aprimoramento do que já existe ou da criação de algo que ainda não há no mercado. Para começar, sempre digo que a melhor solução é aprimorar, portanto, é preciso melhorar soluções agregando alguns dos principais desejos novo consumidor, que é mais consciente e demanda ações com diversidade, paixão, coragem, talentos, colaboração e empatia, por exemplo”, indica Alecrim. (Com Assessoria SEBRAE).