Quedas do Iguaçu

Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu realiza exposição de artes

Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu realiza exposição de artes

No dia 24 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Artista e em alusão à data o Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu estará realizando uma exposição coletiva de artes com artistas plásticos da cidade.

As obras ficarão expostas no segundo piso da instituição abertas para visitas durante o dia 24, pela manhã e tarde. Já à noite, a exposição contará com a participação dos artistas, um coquetel e música ao vivo com o grupo Vibratto. 

Para o gestor cultural da instituição, Eradi Dutra, a exposição é uma oportunidade que os artistas terão para expor e divulgar sua arte. “Tem muitas pessoas que trabalham com artes visuais e a população não conhece, queremos que tenham orgulho de seu trabalho e que o povo que comparecer na exposição possa admirar esse dom maravilhoso. Além disso, é mais um evento cultural disponibilizado pelo Centro de Cultura, com a parceria desses talentosos artistas”, comenta.

Confira os artistas que irão expor:
Jairo Pereira, pintor e escritor. Obras que se destacam na sua literatura: O pisalume, O abduzido e Arijo, romances de ficção longa. Tinta em óleo e acrílica sobre tela e madeira. Procura desenvolver uma mitologia iguaçuense. Atualmente dedica-se a um novo livro e uma pintura em painéis de grandes dimensões. Estudou um tanto de história da arte e tem mais familiaridade com o método ala prima de pintura, ou seja, tudo numa única sessão. Adora os fauves, as manchas de cor pura, embora tenha praticado do primitivo ao clássico. Considera-se como pintor um primarista cult. 

Vera Lúcia de Barros Franzen é Artista Plástica Autodidata, com noções teóricas na área de pintura à óleo em telas. Iniciou seus trabalhos artísticos em 2010 com auxílio de outros pintores de óleo sobre telas, de vários gêneros, com aulas em diversos ateliês no Estado do Paraná. Tem profunda admiração pela combinação de cores e sua integração ao conjunto da obra. Sua arte em tela é desenvolvida lentamente, com trabalhos demorados, sem propósito comercial, a partir de referências fotográficas próprias, de revistas, bem como usando fotos próprias e observação da natureza; retratando cenas realísticas e expressões surrealista, com inspiração divina, expressando sentimentos próprios e da imaginação fantasiosa, dos gêneros Paisagem Natural e Urbana, Natureza-morta, Surrealista, e Temas religiosos.
José Alir Medenski ou Alice é artista plástico e escultor autodidata desde criança. Desenvolveu o interesse pela arte plástica aos 16 anos após perder a mão esquerda em uma serraria. Suas artes permeiam temas polêmicos e trazem reflexões sobre poluição e desmatamento. Além disso também traz interpretações da sua infância e da história de Adão e Eva.  

Mariana Lilian Alexandre Noronha,29 anos, é jornalista, escritora e artista. Suas obras são inspiradas em símbolos e personagens de tradições nativas americanas e buscam transmitir uma reflexão da cultura local e tecnológica à união dos povos, preservação e conexão com a natureza através do misticismo e crenças nativas.
Emily Geovana Wietozikoski de Camargo é a mais jovem artista, com 17 anos já possui obras em telas, e vem expondo sua arte na Feira Livre de Quedas do Iguaçu. “A inspiração para produzir as pinturas e outras obras vem de repente, eu idealizo um cenário e expresso com tinta na tela. O próprio processo de pintura me traz muita paz e, quando finalizado, uma satisfação enorme. O auge da minha função como artista é quando alguma pessoa aprecia a obra e também tem alguma sensação positiva. É tudo isso que me faz sentir que estou fazendo a coisa certa”.
Grupo Vibratto reúne músicos quedenses instrumentistas que unem a beleza dos instrumentos clássicos, como violino, cello e teclado através de músicas contemporâneas. O grupo estará participando da exposição a partir das 19 horas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por - Assessoria

SICREDI 02