Porto Barreiro

Porto Barreiro - Setembro Amarelo: Secretária de Saúde promove encontro visando combater o suicídio e o alcoolismo

Porto Barreiro - Setembro Amarelo: Secretária de Saúde promove encontro visando combater o suicídio e o alcoolismo

A Secretaria de Saúde de Porto Barreiro, em parceria com o CAPS AD III de Guarapuava, promoveu na tarde desta terça dia 11, no auditório da prefeitura, um encontro referente ao Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, que visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão.

 

O alcoolismo também foi debatido, por se tratar de uma das maiores causas do transtorno.

 

O assunto que já foi tabu, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. O suicídio mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

 

Segundo a Secretária de Saúde do município, Ednilce Rodacki, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. “Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública”, disse.

 

Depoimentos emocionantes dos participantes também contribuíram para o sucesso do evento.

 

 

 

SICREDI 02