Porto Barreiro

Porto Barreiro - Prefeita e Secretária de Saúde Participam do 35º Congresso Nacional de Saúde em Brasília

Porto Barreiro - Prefeita e Secretária de Saúde Participam do 35º Congresso Nacional de Saúde em Brasília

A semana continua sendo de muito trabalho para a Prefeita Marinez Crotti de Porto Barreiro onde participou juntamente com a Secretária de Saúde do Município, Ednilce Rodacki, do 35º Congresso Nacional de Saúde em Brasília. Na oportunidade foram recebidas pelos parlamentares que trabalham em defesa do Municípo, oportunizando a entrega de uma pauta que vem de encontro não somente da atenção básica, mas também de especialidades que são atendidas através da ASSISCOP (Associação Intermunicipal de Saúde do Centro Oeste do Paraná).

 

A associação atende municípios da região cantuquiriguaçu, sendo eles; Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Virmond, Marquinho e Laranjeiras do Sul.

 

A Deputada Federal Leandre Dal Ponte tem trabalhado pelos Municípios da Região e destacou que é preciso mais investimentos tanto do governo Federal quando do governo Estadual. Considerando que o Financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde) não é feito de forma equilibrada entre os três entes (federação, estados e municípios), Leandre não tem medido esforços em cobrar maior participação dos governos Federal e Estadual nos recursos da saúde.

 

“Os municípios tem investido, ao longo do tempo, muito mais do que os 15% definidos por lei. Tal situação esta diretamente relacionada à descentralização e municipalização da saúde e a característica do município na Rede de Atenção como o ente executor das ações e serviços de saúde. Entretanto existe uma indefinição e falta de clareza quanto às competências e responsabilidades dos entes Estadual e Federal”, concluiu a deputada.

 

O evento contou com a presença de secretários municipais de Saúde, prefeitos, e representantes dos consórcios intermunicipais de Saúde, que estiveram em reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e com a Bancada Federal Paranaense. De acordo com o ministro, a reunião aconteceu a pedido da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR). Na pauta, mais recursos para os consórcios de saúde e soluções para atendimento de média complexidade.

 

 

 

 

SICREDI 02