Porto Barreiro

Porto Barreiro - Polícia Militar Ambiental ministra aula sobre Fauna

Porto Barreiro - Polícia Militar Ambiental ministra aula sobre Fauna

O Projeto força verde mirim em Porto Barreiro teve mais uma aula nesta terça dia 1º, de outubro, onde o tema foi a Fauna. Durante a aula teórica o Cabo Landmann e a Soldado Etienne da Polícia Militar Ambiental, fizeram uma explanação sobre a Fauna local e Regional.

 

Com isso foi possível identificar inúmeras espécies de animais que estão ameaçados e extinção ou não. O Cabo Landmann por sua vez destacou a importância da Fauna para o equilíbrio da natureza. Em sala de aula pode se entender que são os animais que contribuem para o desenvolvimento e a permanência da natureza de modo geral. “São eles quem dispersam sementes "plantando" árvores, controlando a populações de espécies que quando em excesso podem ser prejudiciais as nossas lavouras e criações, e ainda produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças. Cada pequeno animal tem sua função específica na natureza e a sua ausência acarreta em prejuízos irreparáveis para o ser humano”, completou Landmann.

 

Durante a aula foi realizado um dinâmica, onde alguns animais foram escondidos e posteriormente encontrados pelos alunos participantes, ao passo que, os mesmos deveriam identificar o animal encontrado. Esse foi também um momento de grande valia para a aula, conforme comentou o Cabo Landmann. “Através de uma simples brincadeira despertou o interesse em quem iria encontrar primeiro o animal escondido e por outro lado, foi possível tirar dúvidas junto aos alunos”, comentou.

 

Segundo o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), a biodiversidade no Estado precisa ser preservada pois a fauna do Paraná encontra-se hoje em grande perigo. Ações como a degradação dos ambientes naturais, o fogo, a caça, o tráfico e atropelamento de animais silvestres, tem diminuído muito.

 

 

 

SICREDI 02