Porto Barreiro

Porto Barreiro - Aula do Projeto Força Verde Mirim contou com palestras sobre “bullying”

Porto Barreiro - Aula do Projeto Força Verde Mirim contou com palestras sobre “bullying”

Na tarde desta terça dia 17, aconteceu mais uma aula do Projeto Guardiões da Natureza denominado Força Verde Mirim que contou com uma palestra sobre bullying, que foi ministrado pela Psicóloga Bianca Finatto de Ponta Grossa.

 

De acordo Com Bianca, o assunto é bastante conhecido por meio de trabalhos em sala de aula, conversas familiares entre outras. Ele destacou durante a palestra vários tipos de bullying, que podem ser classificados em oito, sendo eles;

 

1- Físico
Inclui beliscões, socos, chutes, empurrões e afins. Aproximadamente 3% dos mais jovens pelo mundo passam por ele.

2- Verbal É o mais comum: relatado por 13% dos estudantes. É composto de apelidos, xingamentos e provocações.

3- Escrito
Quando bilhetes, cartas, pichações, cartazes, faixas e desenhos depreciativos são usados para atacar os colegas.

4- Material
Ter seus pertences danificados, furtados ou atirados contra si faz parte da rotina de cerca de 5% das vítimas.

5- Cyberbullying
A agressão se dá por meios digitais, como e-mail, fotos, vídeos e posts e, em pouco tempo, alcança muita gente. Devido à sua rápida disseminação, hoje a ofensa online chega a ser mais impactante nos círculos escolares.

6- Moral
A tática aqui é difamar, intimidar ou caluniar imitando ou usando trejeitos próprios do alvo como armas.

7- Social
Criar rumores, ignorar, fazer pouco caso, excluir ou incentivar a exclusão com objetivo de humilhar estão entre as artimanhas.

8- Psicológico
Todos os tipos têm um componente que afeta a saúde mental, mas aqui se destaca a pressão na psique induzida por diversos meios.

 

Na avaliação da psicóloga, a participação dos alunos foi a contento, pois houve uma grande interação entre os alunos e a professora e, o Bullyng deve ser cuidado dentro de casa.

 

Henrique Cassol, aluno da Escola Irmão Inês Vailatti, falou sobre a plantação das árvores e que está gostando muito do projeto. “Essas árvores que plantamos hoje vai servir para as pessoas descansar em sua sombra e o projeto tem nos ajudado muito a conhecer as espécies de árvores e assim por diante, finalizou. As espécies plantadas foram, Tarumã, Arroeira, Guabiroba, Pitanga e Jabuticaba.

 

No próximo dia 29 de setembro acontecerá a festa em honra a são Miguel e a 23ª Caminhada dos Idosos, e o grupo estará acompanhando a caminhada que terá início ás 8h00min em frente ao posto franci. A próxima aula do projeto tem data marcada para o dia 1º de outubro.

 

 

 

 

SICREDI 02