Porto Barreiro

Porto Barreiro - Agricultoras participam de curso de conservas

Porto Barreiro - Agricultoras participam de curso de conservas

O SENAR (serviço nacional de aprendizagem rural) esteve realizando o Curso de Compotas e Frutas Desidratadas, na última terça e quarta feira, 19 e 20 de março com 16 horas de duração. Neste curso estiveram participando dois grupos de mulheres, sendo da comunidade Santíssima Trindade e Honório Babinski. Seguindo a regra do SENAR, o curso contou com a participação de 14 mulheres no todo, que classificaram ter sido uma ótima oportunidade de qualificação.

 

A senhora Maria da Silva, destacou de forma positiva que o curso garantiu melhor aproveitamento de frutas em épocas distintas. “Em épocas que não existe mais a fruta, a gente tem em casa guardado para consumo na família em qualquer momento, fazendo um aproveitamento melhor do nossas frutas que com o tempo vai se perdendo”, completou Maria.

 

Jacira de Fatima dos Santos Poren, enfatizou que a forma técnica também é um meio de proporcionar mais qualidade no preparo das conservas. “Para mim foi muito bom, eu sempre faço em casa, mas acredito que não ficava tão bom quanto aos que nós fizemos aqui com o curso. Quero participar cada vez mais desse tipo de curso”, concluiu.

 

Elenice Salete Wollf fez um apelo para as mulheres que não participaram do curso. “foi uma grande oportunidade por que a gente aprendeu muito, foi muito bom, que nos próximos cursos mais mulheres possam participar pois é muito bom”, completou.

 

De acordo com a Instrutora do SENAR, Gilvana Giarolo, todo o curso oferecido é proveniente de uma parceria entre o Governo Municipal, Secretaria de Assistência Social, CRAS e Sindicato de Laranjeiras do Sul, que é direcionado especialmente para produtores rurais, nesse caso, podendo ser clube de mães ou não. "Essa é uma forma em que o produtor vai utilizar essas frutas e poder consumir o ano todo, pois o processo de confecção de conservas, garante a qualidade e a durabilidade desses produtos", destacou. 

 

Por Assessoria

 

 

 

SICREDI 02