Porto Barreiro

Porto Barreiro - Abertura da edição 2019 do programa “Hiperdia” é realizada na comunidade de Vila Rural

Porto Barreiro - Abertura da edição 2019 do programa “Hiperdia” é realizada na comunidade de Vila Rural

A Secretária Municipal de Saúde de Porto Barreiro realiza há cerca de 4 anos o programa “Hiperdia”, uma iniciativa que visa prevenir e orientar a população sobre a hipertensão e o diabetes. Nesta terça dia 19, aconteceu a abertura da edição 2019 do projeto na comunidade de Vila Rural.

 

A localidade foi a primeira do ano a receber a equipe multifuncional, composta por médica, enfermeira, entre outros, que realizam a distribuição adequada dos medicamentos, palestra, medição da circunferência abdominal e, claro, e a medida da pressão. Além do lance saudável, como forma de incentivar uma melhora na qualidade de vida.

 

Apesar de serem doenças diferentes, a hipertensão e o diabetes frequentemente caminham lado a lado, pedindo mais cuidados durante o tratamento. Ambas são grandes responsáveis por infarto e AVC e segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros vive sob este risco por causa da pressão alta.

 

Os idosos que participaram do encontro contaram ainda com a presença do Secretário de Esportes do município, Rafael Arlan, que levou um pouco de movimento ao grupo com alongamentos e exercícios práticos e fáceis. A iniciativa, aliás, já está em andamentos na sede, com caminhadas acompanhadas.

 

 

 

SICREDI 02