Pinhão

Pinhão - Turismo: Municípios que compõem a região Lagos e Colinas discutem estratégias para fomentar o Turismo

Pinhão - Turismo: Municípios que compõem a região Lagos e Colinas discutem estratégias para fomentar o Turismo

Nesta quarta dia 26, aconteceu no município de Laranjeiras do Sul uma reunião entre os representantes dos Municípios que fazem parte da Região Lago e colinas de Turismo, e a representante da Paraná Turismo Deise Bezerra.

 

Na reunião foram abordados assuntos como a atualização do Mapa Turístico do Paraná, que acontece a cada dois anos e é uma forma de divulgar os atrativos turísticos de cada Município, sempre enfatizando que a Região da ADETUR Lagos e Colinas, possui muitos atrativos e é necessário que até o dia 20/07, os Municípios encaminhem alguns documentos para a Paraná Turismo, órgão no Estado, responsável por dar visibilidade às regiões e Municípios, a fim de atualizar os dados e garantir a participação no Mapa Turístico.

 

“A região dos Lagos e Colinas tem muito potencial a ser mostrado e explorado, e a organização dos municípios para que isso aconteça é muito importante, uma vez que o Município precisa ter uma estrutura administrativa para trabalhar o turismo, que abrange a existência de um órgão responsável pelo Turismo (secretaria ou departamento), também ter constituído e ativo tanto o Conselho Municipal e o Fundo Municipal de Turismo, para que possa captar recursos do Ministério do Turismo.” Ressaltou Deise Bezerra, representante da Paraná Turismo .

 

Lagos e Colinas

 

A Região é margeada pelo rio Iguaçu e conta com inúmeras hidrelétricas. Seus lagos favorecem a prática de esportes náuticos e pesca esportiva. Possui muitos recantos de lazer em Candói, Pinhão, Foz do Jordão, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Porto Barreiro. A transformação ocorrida no território está representada no acervo do Museu Regional do Iguaçu, cuja construção arquitetônica e localização privilegiada são destaques, como também, o Memorial de Catanduvas, que resgata a história da famosa “Coluna Prestes”. A Região concentra, ainda, reservas indígenas e oferece belas paisagens, como a do Horto Florestal, na Vila de Faxinal do Céu. Na gastronomia, destaca-se a Festa Nacional do Charque, em Candói, e o Inverno Gastronômico, em Laranjeiras do Sul, além de atividades artísticas e feira agropecuária.

 

São atrativos religiosos os Santuários de Nossa Senhora Aparecida e do Senhor Bom Jesus, em Laranjeiras do Sul. (Fonte: http://www.turismo.pr.gov.br)

 

O Município de Pinhão vem desenvolvendo ações junto as Agroindústrias para o desenvolvimento de rotas turísticas, aliando a visitação aos Pontos Turísticos do Município e os produtos e serviços oferecidos pelas Agroindústrias, como também a visitação à estas propriedades. Em relação as exigências do Ministério do Turismo para permanência no Mapa Turístico e também para a captação de recursos, Pinhão possui um departamento responsável pelo setor, ligado a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, também há legislação quanto a criação do Conselho Municipal de Turismo, que realiza reuniões periódicas para discutir ações na área e também delibera sobre os recursos do Fundo Municipal de Turismo.

 

 

 

 

 

 

SICREDI 02