Pinhão – Prefeitura estuda implantação de tratamento de saúde por Equoterapia
Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhão, composta pelo Secretário Beraldo Nunes do Amaral, Ivonei Lima, Arioto Machado representando o Conselho de Saúde, pela Fitoterapeuta da secretaria de saúde Fisioterapeuta Camila Komar e fisioterapeuta da APAE, Sabrina Aparecida Wendler, deslocaram-se até o município de União da Vitória para conhecer um modelo de tratamento realizados por cavalos, chamado de Equoterapia.
Na visita foram recebidos pelo prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, pelo empresário Luiz Bassi Neto, pelos vereadores Joarez Tica e Almires Bughay Filho, pela fisioterapeuta do local e pelos funcionários da empresa.
A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
O objetivo da visita é estudar as formas de funcionamento e projetar a aplicação no Pinhão. Segundo o Secretário Beraldo até o mês de Janeiro pretende-se ter em mãos um projeto para desenvolver no decorrer de 2019, tendo em vista a grande contribuição deste modelo.
Conheça algumas das possibilidades de tratamento:
Pessoas portadoras de necessidades especiais, distúrbios emocionais e comportamentais, doenças do sistema nervoso central, degenerativas ou não.
Paralisia Cerebral
Esclerose múltipla
Distúrbios visuais e auditivos
Distúrbios / atrasos motores
Síndrome de Down
Psicoses infantis: autismo, estados marginais…
Distúrbios Psicológicos: depressão, timidez, dificuldade no aprendizado, retardo mental, stress, síndrome de pânico, fobias e hiperatividade
Dependência química
Deficiências de coordenação motora
Defeitos de postura ;
Por assessoria
Veja Também: