Pinhão

Pinhão - Secretaria de Saúde capacita profissionais sobre Febre Amarela e Sarampo

Pinhão - Secretaria de Saúde capacita profissionais sobre Febre Amarela e Sarampo

A Secretaria intensificou nesta semana, as ações de combate ao Sarampo e a Febre amarela no interior do Município, bem como na sede. No interior as equipes de saúde já realizaram ações nas localidades de Faxinal do Céu, Santa Maria, Arroio Bonito, Lajeado Feio e Faxinal dos Coutos. A partir desta quinta-feira, 29/08, serão atendidas localidades de Pinhalzinho, Pocinhos, Três Barras, Barreiros, Assentos de Rocio e Silvérios para fechar a vacinação no meio rural.

 

Nesta quarta-feira, 28/08 a Secretaria de Saúde realizou uma capacitação com os profissionais de Saúde, a respeito da Febre Amarela e Sarampo. A capacitação aconteceu nas dependências da Câmara Municipal e contou com a presença dos agentes de Saúde e servidores da Secretaria, com a finalidade de capacitar os profissionais da Secretaria de Saúde, para que possam orientar e informar a população, bem como fazer a aplicação correta da vacina. No período da manhã foi trabalho sobre o Sarampo e no período da tarde sobre a Febre Amarela. As informações foram passadas pelo enfermeiro Adriano, da 5º Regional de Saúde.

 

A Febre Amarela

 

É uma doença transmitida por um mosquito silvestre, que pica os primatas, no caso de Pinhão, os Bugius, e completam se ciclo nos seres humanos. Já são 17 casos no Paraná com 1 óbito.

 

O Sarampo

 

Tem grande facilidade de transmissão, estava erradicada no Estado do Paraná e voltou agora, após 20 anos sem registros da doença.

 

“Fazemos um apelo para a população, aqueles que ainda não se vacinaram ou tem dúvidas se já tiveram o sarampo, para que se vacinem. Também tomem a vacina da Febre Amarela. Por que há a necessidade de imunizar o maior número possível de pessoal, e evitar que tanto o Sarampo quanto a Febre Amarela se espalhem. O posto de Saúde está aberto de segunda a sexta e todos podem procurar o setor de vacinas”. Ressaltou o Secretário de Saúde Ivonei de Oliveira Lima.

 

 

 

SICREDI 02