Pinhão

Pinhão - Secretaria de Educação divulga cardápio das Escolas Municipais

Pinhão - Secretaria de Educação divulga cardápio das Escolas Municipais

A Secretaria de Educação, através do setor de Alimentação Escolar, divulga o cardápio elaborado para a rede municipal de ensino. O Cardápio é elaborado com a finalidade de oferecer uma alimentação saudável às crianças da rede de ensino, atendendo os valores nutricionais recomendados pelo FNDE.

 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é o mais antigo programa do governo brasileiro na área de alimentação escolar e de segurança alimentar e nutricional. É considerado um dos mais abrangentes do mundo no que se refere ao atendimento universal aos escolares e à garantia à alimentação adequada e saudável.

 

Nas escolas municipais aqui da cidade o programa conta com nutricionistas que elaboram os cardápios para garantir os valores nutricionais recomendados pelo FNDE. Os cardápios são elaborados levando sempre em consideração a cultura e os hábitos alimentares da região, além da capacidade agrícola de nossa cidade.

 

Em relação aos nutrientes, uma alimentação saudável deve ser composta essencialmente por alimentos in natura, como arroz, feijão, frutas, hortaliças, ou minimamente processados, como carnes já cortadas e leite pasteurizado.

 

A recomendação é que os alimentos industrializados sejam consumidos com menor frequência. Os alimentos que contêm calorias vazias, ou seja, que não agregam valor nutricional, devem ser servidos no máximo em duas porções na semana, também existem diretrizes sobre o consumo de açúcar, sódio e gordura onde alertam para que o consumo seja controlado.

 

Segundo a Nutricionista da Secretaria de Educação, Naiara Raitz “levando em consideração todos esses pontos a merenda escolar do município é pensada para oferecer uma alimentação saudável e de qualidade para as crianças”.

 

 

 

SICREDI 02