Pinhão

Pinhão - Trabalho da atual gestão resulta em arquivamento de Inquérito Civil movido contra o município em 2010

Pinhão - Trabalho da atual gestão resulta em arquivamento de Inquérito Civil movido contra o município em 2010

Como se se não bastasse as multas já aplicada pelo Instituto Ambiental do Paraná – IAP, resultado de infrações ambientais relacionadas ao lixo e cometidas pelos ex-gestores dos períodos de 2006 até 2016, o município ainda enfrenta um sério problema com os vinte e quatro cemitérios que estão sob-responsabilidade da Prefeitura, os quais nunca obtiveram licença ambiental, ou seja, são irregulares e ainda possuem várias multas.

 

Além disso, o Ministério Público do Paraná instaurou um Inquérito Civil contra o município Pinhão no ano de 2010 por irregularidades relacionadas ao destino do lixo.

 

A atual gestão colocou em prática diversas ações e realizou vários investimentos voltados ao meio ambiente. O funcionamento da Unidade de Tratamento de Resíduos, que é composta por setor de triagem de materiais recicláveis, área de compostagem e aterro sanitário, a criação de programas como o Vale Feira, que instituiu a BUFUNFA como incentivo a separação do lixo e a implantação da Coleta Seletiva, resultou no arquivamento de um Inquérito Civil que tramitava desde o ano de 2010.

 

O Promotor de Justiça da Comarca de Pinhão, Bruno Ishimoto, entendeu que a atual administração, a qual já paga multas herdadas por atos irregulares cometidos no passado, não deve responsabilizada pelas falas cometidas pelo ex-gestores. Ela cita em seu despacho que o trabalho realizado desde 2017 tem claro objetivo de solucionar os problemas ambientais do município.

 

O secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Valter Israel, lembra que a atual gestão recebeu o município com multas, infrações que vinha sendo cometidas há vários anos e ações judiciais tramitando de longa data, para ele, um verdadeiro caos ambiental. “Encaramos o desafio de mudar aquela vergonhosa situação e hoje o cenário já é bem melhor, prova disso é que somos referência para muitos outros municípios, realidade que é resultado do comprometimento desta gestão. O arquivamento do inquérito é razão para comemorar, mas é preciso continuar focado em solucionar outras diversas demandas que temos nesta área”, disse Valter.

 

 

 

SICREDI 02