Pinhão

Pinhão - Prefeito Odir Gotardo lança programa de hortas comunitárias

Pinhão - Prefeito Odir Gotardo lança programa de hortas comunitárias

O prefeito Odir Gotardo realizou na tarde de terça dia 23, o lançamento do Programa Municipal de “Agricultura Urbana” no Bairro São Cristóvão. São hortas comunitárias cultivadas através de uma parceria entre a Administração Municipal e a comunidade.

 

O Programa vai começar atendendo moradores dos bairros Invernadinha, São Cristóvão, São José e Nossa Senhora da Glória.

 

A proposta da Administração Municipal é destinar espaços públicos que não estão sendo utilizados, para que a comunidade possa cultivar as hortas de forma comunitária.

 

O prefeito Odir Gotardo lembrou que a ação faz parte do seu plano de governo e destacou o incentivo do Professor José de Assis, na implantação do programa, o qual será acompanhado por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

 

“Será uma ação coordenada pela Secretaria de Agricultura através do acompanhamento técnico, por meio de orientações relacionadas a adubação, plantio e colheita. A implantação das hortas comunitárias faz parte do nosso plano de governo e agora incentivada pelo Professor José de Assis, o qual será nosso parceiro na organização do programa Agricultura Urbana”. Destacou o Prefeito Odir Gotardo.

 

O Secretário de Agricultura Divonsir Machado, explicou que o primeiro passo é a preparação do solo, serviço que já começou. Na sequência virá à estrutura para irrigação, fornecimento de sementes a acompanhamento técnico.

 

“Nós já iniciamos o preparo do solo e coletamos a terra para análise. Na sequência vamos instalar uma estrutura para a irrigação, e assim que haja uma organização para cultivo, vamos oferecer mudas e suporte técnico”.

 


De acordo com o Professor José de Assis, o Zezinho, a ideia da implantação de hortas comunitárias veio da necessidade de produzir alimentos saudáveis, essencial na vida de um atleta, porém nem todos tem um espaço em casa para produção.

 

“Ao perceber que muitas pessoas não tem espaço para produzir uma horta e que todos nós precisamos de alimentos saudáveis, apresentei a ideia ao Prefeito Odir Gotardo, ele aprovou e já colocou a estrutura da Administração Municipal para implantar esse projeto. Agora vamos trabalhar o processo de organização das comunidade para iniciar o cultivos das áreas já disponíveis”.

 

 

 

SICREDI 02