Pinhão

Pinhão - Secretário entrega dossiê ambiental para o IAP

Pinhão - Secretário entrega dossiê ambiental para o IAP

Após pouco mais de um ano cuidando das questões ambientais do município, o secretário Valter Israel concluiu um dossiê detalhando sobre o assunto e apresentou o documento ao IAP na tarde de terça dia 20.

 

No dossiê constam informações relacionadas ao passivo ambiental deixado pelas gestões anteriores e as ações que a atual administração vem desenvolvendo desde o inicio de 2017.

 


Em relação ao passivo ambiental o documento aponta uma serie de infrações cometidas pelas gestões anteriores, as quais resultaram em danos ao meio ambiente e em prejuízos aos cofres públicos. O descumprimento das normas ambientais, como por exemplo, a existência de um lixão a céu aberto em área de manancial, resultou em multas que ultrapassam os 100 mil reais. Além disso, dos 23 cemitérios de responsabilidade da prefeitura, 19 foram multados e ainda existem outros vinte e nove autos de infração tramitando contra o município de Pinhão.

 

Buscando mudar essa realidade a atual gestão iniciou uma série de ações para solucionar estes graves problemas herdados das administrações anteriores. O primeiro passo foi o fechamento do lixão e a construção da unidade de transbordo. Em 2017 o município não possuía nenhuma cascalheira regularizada e agora já está em processo de regularização da terceira. Na sequencia vieram as primeiras campanhas educativas, como por exemplo, o concurso de desenhos. Nesse processo a Prefeitura estruturou a Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, a qual já licitou 40 caçambinhas para coleta de entulho e atualmente trabalha na conclusão do barracão de triagem e da vala de rejeitos do aterro. Como forma de incentivar a população a cuidar do meio ambiente, foi criado Vale Feira, uma moeda exclusiva de circulação na feira do produtor que tem o objetivo de aumentar renda dos feirantes e dos catadores de materiais recicláveis, que para estar incluso no programa será necessário fazer a separação correta do lixo em casa.


O secretário Walter Israel explicou que é importante a população saber do preço que o município paga pelas infrações ambientais cometidas no passado e destacou que a atual gestão está desenvolvendo ações para mudar esse cenário.

 

 

 

 

 

Por Assessoria

 

 

 

SICREDI 02