Pinhão – Campanha do 18 de Maio conscientiza sobre a luta pelos direitos da criança e adolescente
A Campanha do 18 de Maio se refere ao Dia Nacional de Combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Este dia foi escolhido devido a um crime brutal ocorrido em Vitória no Espírito Santo, contra uma menina de 8 anos, que teve seus direitos violados, o que ocasionou a sua morte. O caso que ficou conhecido como Caso Araceli, está impune até os dias de hoje.
Segundo a Assistente Social Márcia Cogo, a proposta desta Campanha é dar visibilidade para a causa, conscientizar, informar e sensibilizar a comunidade quanto a luta pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.
O Creas – Centro de Referência de Assistência Social, realiza atendimentos presenciais e também recebe denúncia de violências, principalmente contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas através de vários canais, como:
- Conselho Tutelar – 3677-1711 ou pelo plantão 98429-9998;
- Promotoria, no Fórum;
- Disque 100;
- CREAS 3677-2498
“Temos que ter ciência da obrigação da denúncia de qualquer suspeita de violência contra membros da sociedade, principalmente crianças e adolescentes”. Destacou o Coordenador do CRAS Luahmm Phelipe Bellin Tereza
A equipe do CREAS é composta por Assistentes Sociais, Psicólogo, Advogado, Auxiliar Administrativo e um Coordenador, todos voltados a realizar trabalhos de garantia dos direitos da criança e do Adolescente.