Pinhão

Pinhão - Ouvidoria permite que a população contribua para um sistema de saúde cada vez melhor

Pinhão - Ouvidoria permite que a população contribua para um sistema de saúde cada vez melhor

A Ouvidoria Geral de Saúde – SUS/PR é um Instrumento de Gestão e Cidadania. É um mecanismo institucional de participação social onde o usuário do SUS participa da gestão e contribui para o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS.

 

“Na Ouvidoria recebemos denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de informações e elogios”, explica a enfermeira Karina Cibotto.

 

De acordo com a resolução da SESA Nº1113/2011, Art. 1º, os Objetivos da Ouvidoria Estadual do SUS são:

 

a) propiciar ao cidadão um instrumento de defesa de seus direitos e um canal de comunicação com a administração da Secretaria de Estado da saúde do Paraná;
b) atuar com ética, transparência e imparcialidade, de forma a garantir respostas às manifestações recebidas e assegurar ao cidadão oportunidade de participação na gestão pública, traduzida pela capacidade de manifestação de suas sugestões, reclamações e denúncias e elogios através de canais de contato ágeis e eficazes; com a preservação dos aspectos éticos de prioridade e confiabilidade de todas as etapas no processo das informações;
c) contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelo Estado e para o combate à corrupção e atos de improbidade administrativa;
d) implementar as Ouvidorias Regionais de Saúde para assessorar o processo de implantação e/ou implementação das Ouvidorias Municipais de Saúde;
e) estimular e apoiar a criação de estruturas descentralizadas de Ouvidoria em Saúde;
f) implementar políticas de estímulo à participação de usuários e entidades da sociedade no processo de avaliação dos serviços prestados pelo SUS.
Art. 2° Estabelecer as atribuições da Ouvidoria Estadual do SUS:

 

a) receber, analisar, encaminhar, acompanhar as reclamações, denúncias ou críticas, informações e sugestões apresentados por cidadãos;
b) formular e proceder as respostas aos usuários acerca das demandas;
c) acompanhar o trâmite das demandas dentro do prazo estabelecido para resposta ao cidadão; d) organizar e prover às condições necessárias a realização de capacitações junto aos Ouvidores Regionais e Municipais de Saúde;
e) promover ações de informação e conhecimento acerca da Ouvidoria, junto à população em geral;
f) apresentar e divulgar relatórios das atividades da Ouvidoria.
Karina lembra que antes de registrar uma manifestação na Ouvidoria de Saúde do SUS – SESA, o cidadão deve procurar o órgão e/ou instituição envolvida com a resolução de seu problema ou questionamento, podendo ser a Unidade Básica de Saúde, Laboratório ou Clínica, Secretaria Municipal de Saúde ou outras instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde. Desta forma, você terá mais agilidade na solução do seu problema, porem a pessoa não obteve sucesso, primeiramente entre em contato com a Ouvidoria de Saúde do município, que fica localizada no Posto Central de Saúde (sala ao lado do Raio X). Outras opção é ligar para os telefones (42)3677 8307 ou 0800 644 44 14. “A segunda opção de contato telefônico identifica o município de origem da ligação e direciona para a Ouvidoria Regional de Saúde a que o município pertence”, conclui.

 

A opinião das pessoas é de grande importância, por isso pedimos para que o cidadão participe da gestão apontando as dificuldades encontradas, sugerindo melhorias e sinalizando os bons serviços, pois juntos vamos conseguir implantar um sistema de saúde cada vez melhor”, explica Beraldo Amaral, secretário de Saúde de Pinhão.

 

 

 

SICREDI 02