Pinhão

Pinhão - Município ganha destaque estadual no quesito meio ambiente

Pinhão - Município ganha destaque estadual no quesito meio ambiente

Município de Pinhão é destaque na região e em nível estadual após realizar projetos que colaboram com as ações em favor do meio ambiente que reflete na melhoria de saúde e convivência das pessoas.

 

Desde o inicio da gestão, em 2017, o município teve diversos problemas herdados de outras gestões referente ao lixão a céu aberto que se tornaram impasses para outras possíveis realizações, como por exemplo 30 ações junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e que podem ser convertidas em multas ao município.

 

A ação imediata tomada pela gestão em 2017 foi de interromper o uso do lixão a céu aberto e iniciar um projeto para realização da coleta correta dos resíduos sólidos. A ação foi idealizada pelo secretário de Meio Ambiente Valter Israel da Silva, que pensou na criação da Unidade de Tratamento de Resíduos, onde acontece todo o processo de separação e destinação do lixo.

 

Com incentivo à separação correta do lixo a partir das casas dos munícipes, o secretário elaborou o programa vale feira que cria um modelo de moeda exclusiva da Feira do Produtor, a moeda bufunfa. Esta moeda será destinado para as famílias que efetuarem a separação correta do lixo domiciliar, sendo necessário estar em dia com a taxa de lixo e aderir ao programa para posteriormente realizar a troca da bufunfa por produtos da feira do agricultor na cidade.

 

Além deste incentivo, a secretaria de meio ambiente promove o programa Caminhos da Reciclagem o qual promove visitas na unidades de triagem, de compostagem e no aterro sanitário e tem como objetivo informar os vistantes das reais possibilidades de mudanças comportamentais e de atitudes no descarte dos Resíduos Sólidos gerados, especialmente do lixo doméstico e comercial através de ações informativas.

 

No inicio de 2018 o Blog Diário de Noticias destacou uma multa de mais de 100 mil reais por infrações ambientais cometidas pelas administrações anteriores, porem o trabalho de pouco mais de um ano tornou Pinhão uma referencia em relação aos cuidados com o meio ambiente. Recentemente site Rede Sul de Noticias destacou a seguinte noticia: Pinhão recebe autorização para funcionamento de aterro sanitário.

 

O mesmo site ainda deu ênfase à criação da moeda Bufunfa onde destaca que: A implantação do aterro sanitário coloca um ponto final na era do lixão. Em nível de estado, o Site G1 Paraná, da região Campos Gerais e Sul também evidenciou o município com um exemplo e citou as ações da atual gestão, principalmente a criação da BUFUNFA.

 

Por Assessoria

 

 

 

SICREDI 02