Pinhão

Pinhão - Mais de 4 mil de animais deixaram de ser abandonados nas ruas através de ações do programa Panaceia

Pinhão - Mais de 4 mil de animais deixaram de ser abandonados nas ruas através de ações do programa Panaceia

O Panaceia, Programa de Controle Reprodutivo de Cães é um serviço da Prefeitura Municipal de Pinhão, desenvolvido por meio de uma parceria da Secretaria Meio Ambiente, Urbanismo Habitação com as ONGs Abrace e Adote e Cibele CãoMigão, as quais são representadas pela ACOMUP – Associação Comunitárias dos Moradores de Pinhão.

 

Oficialmente funcionando desde novembro de 2017, o programa tem o objetivo de solucionar o antigo problema da superpopulação de animais de rua através de castrações de cães fêmeas. O programa prevê ainda apoio com medicamentos em fornecimento de ração aos cães e gatos que estão sob responsabilidade as ONGs parceiras do programa.

 

Em breve a Prefeitura deverá estará disponibilizando um profissional para trabalhar no programa e ampliar a eficácias das ações que já estão gerando um resultado muito positivo.

 

A estimativa é de que até o momento, através das 46 cirurgias de esterilização já efetuadas e do trabalho das ONGs, mais de 4000 animais deixaram de ser abandonados, diminuindo significativamente a superpopulação de animais de rua.

 

O secretário de Valter Israel destaca que a administração municipal está fazendo a sua parte para solucionar este antigo problema do município, mas lembra que é essencial a colaboração da população.

 

“A administração está fazendo sua parte, porém é extremamente importante a comunidade entender que abandonar é errado e, que quando se tem um animal de estimação, como por exemplo, um cão, além de mantê-lo dentro dos limites do seu pátio, ele também precisa de cuidado e atenção”.

 

 

 

SICREDI 02