Pinhão

Pinhão - Cultura tradicionalista esteve em evidência na 5ª edição do Encontro de Gaiteiros

Pinhão - Cultura tradicionalista esteve em evidência na 5ª edição do Encontro de Gaiteiros

Gaiteiros de toda região se encontraram em Pinhão na 5ª edição do Encontro de Gaiteiros, promovido pela Igreja Matriz Divino Espírito Santo e pela Associação dos Gaiteiros com apoio da Prefeitura Municipal.

 

O evento aconteceu nas dependências do Salão de Festas da Igreja Matriz Divino Espírito Santo e começou na tarde de sábado, 23 de fevereiro, com a apresentação dos gaiteiros mirins no Encontrinho. Ainda no sábado, porém à noite, teve o Baile da Família com o grupo musical Os Bertussi, tendo como atração os primos Daltro e Gilney Bertussi tocando juntos.

 

No domingo dia 23 os músicos foram recepcionados com um delicioso café campeiro.Na sequência foi rezada uma Missa Campeira e logo após teve a apresentação de Daltro Bertussi, um dos maiores acordeonistas do Brasil. Após o almoço, foi a vez dos gaiteiros de Pinhão de toda a região se apresentarem para o grande publico que compareceu prestigiar o Encontro.

 

Na avaliação de André Ferreira, integrante da Associação dos Gaiteiros de Pinhão, o evento enriqueceu ainda mais esta cultura que é tão forte no Município.

 

Pinhão ficou muito mais rica este final de semana. Não rica em termos financeiros, mas rica diante de cada reconhecimento dos visitantes, depoimentos de que somos um povo hospitaleiro, amigo, e rico em cultura. Fizemos muitos amigos, pessoas maravilhosas vieram ao nosso encontro e levaram consigo muitas lembranças alegres e nossas canções, desde a mais simples até a mais elaborada. Conseguimos levar a emoção a todos, público e músicos participantes. E foi uma emoção genuína, de resgate dos sentimentos mais elevados do ser humano. Ao ver os Primos Bertussi tocando juntos, nos ligamos com aquele sentimento mágico que todo gaiteiro sente quando tira sua primeira música na gaita, ou a primeira vez que sobe em um palco. Tivemos a grata sensação de estar preservando nosso legado, nosso jeito simples de ser, nossas recordações de infância e nossa identidade enquanto pinhãoenses.

 

Incentivador da cultura tradicionalista, o vice- prefeito Beraldo Amaral destacou novamente a riqueza cultural do município e voltar a falar da importância de incentivar eventos como este.

 

“Falei isso quando tivemos a primeira reunião neste ano e volto a frisar que nós temos uma cultura muito rica em todos os aspectos e os gaiteiros fazem parte desta nossa identidade. Portanto ao incentivar este evento, estamos evidenciando o nosso município através da musica”.

 

 

 

 

SICREDI 02