Pinhão

Pinhão - Crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento têm dia de lazer

Pinhão - Crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento têm dia de lazer

A assistente social Raquel Sliachticas, organizou um piquenique para as crianças e adolescentes do serviço de acolhimento (casa lar), que ocorreu no sábado 19 de janeiro de 2019, no jardim botânico de Faxinal do Céu.

 

Durante o piquenique a assistente social realizou uma palestra sobre o direito e deveres das crianças e adolescentes, segundo o estatuto da criança e do adolescente (ECA), lei 8069/90, e reafirma a importância de garantir e efetivar esses direitos, como consta no art. 16 – IV (ECA) – brincar, praticar esportes e divertir-se.

 

“Realizamos oficina de alimentação saudável, pintura no tecido, corrida no saco; as crianças pularam corda, jogaram bola, fizeram guerra de bexiga com água e o resultado foram muitos sorrisos e gargalhadas molhadas, dentre outras brincadeiras. Contamos com o apoio da nutricionista Simone Marques Teixeira, duas acolhedoras e amigos da comunidade, todos ficaram engajados na atividade durante todo o sábado”, disse Raquel.

 

Raquel ressaltou ainda que são crianças e adolescentes do serviço de acolhimento já vem de uma situação de sofrimento e extrema vulnerabilidade social e por isso é muito importante o apoio e a parceria da comunidade pinhãoense para romper com esse paradigma sofrível, levando amor, confiança e muita alegria para os nossos pequenos.

 

No Piquenique também foi realizado uma Oficina de Alimentação Saudável com a Nutricionista Simone Marques Teixeira, a qual abordou os benefícios da alimentação saudável e as principais doenças decorrentes de uma alimentação desequilibrada. Também fizeram caça-palavras e coloriram alimentos em forma de desenhos.

 

“Esses temas são relevantes pois os hábitos alimentares adquiridos na infância serão levados para a vida adulta. A constante educação nutricional dos acolhidos é necessária, considerando que a maioria das crianças e adolescentes acolhidos apresentam carências nutricionais, obesidade,sobrepeso ou baixo peso, segundo diagnóstico realizado pela nutricionista na avaliação nutricional”, explicou Simone.

 

A nutricionista da Secretaria Municipal de Assistencial Social destaca ainda que na infância e na adolescência é onde acontece um rápido crescimento e desenvolvimento físico, cognitivo e imunológico, portanto são fases importantes da vida e que merecem um cuidado especial.

 

 

 

SICREDI 02