Pinhão

Pinhão - Após a Bufunfa, Lixosquete é a nova estratégia da administração para incentivar a separação do lixo

Pinhão - Após a Bufunfa, Lixosquete é a nova estratégia da administração para incentivar a separação do lixo

No dia 24 de agosto, aconteceu em Pinhão o lançamento do Lixosquete com o primeiro Torneio realizado na Feira da Agricultura Familiar. O torneio contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas em várias disputas que valiam prêmios doados pelos agricultores, como: brócolis, tapetes, cachos de banana, camisetas, corte de cabelos etc.

 

Algumas rodadas foram bem disputadas, iniciando com grau de dificuldade leve e sendo aumentado conforme a disputa se acirrava. Foram arremessadas caixas de leite, papel amassado de diversos tamanhos, copos plásticos. A cada novo material apresentado para ser arremessado, o Secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação fazia uma explicação do quanto aquele material prejudica o meio ambiente e ressaltava a importância de SEMPRE dar a destinação correta do lixo, e de que a reciclagem é a forma viável, para a preservação do meio ambiente.

 

Inicialmente serão adaptadas 4 cestos de lixo para o Lixosquete: uma na praça São Cristóvão, uma em frente a Secretaria de Esportes, uma em frente a Prefeitura e uma na praça Darci Brolini, além de uma estrutura móvel.

 

O que é Lixosquete?

 

A ideia surgiu após uma conversa sobre a necessidade de realizar alguma ação para conscientizar os adolescentes, jovens e até mesmo adultos, para que não joguem lixo nas ruas. inicialmente foi pensado algo que fosse lúdico, que levasse as pessoas a perceber que é “divertido” jogar o lixo, no cesto de lixo, então a ideia de fazer dos cestos de lixos, “tabelas de basquete”. Quem nuca fingiu estar jogando basquete, enquanto arremessava um papel amassado, uma latinha ou mesmo uma garrafa em uma cesto de lixo? E depois de acertar, vibrou como se tivesse feito um ponto na final da MBA (Campeonato Americano de Basquete)? Pois bem este é o espírito do Lixosquete, sentir satisfação em acertar, em fazer a coisa certa e desta forma, contribuir para a limpeza da rua onde eu moro, da praça que eu frequento e da cidade onde vivo.

 

Já o nome Lixosquete, obviamente é a junção de “lixo” com “basquete”, que surgiu após compartilhar a ideia de fazer do arremesso do lixo nos cestos de lixo, uma forma divertida de NÃO jogar lixo no chão, e manter limpo o meio em que vivemos.

 

Então, pratique o Lixosquete em casa, na escola, no trabalho… Basta apenas um “cesto de lixo” (balde, lata, latão) e bolinhas de papel, caixa de leite, etc, além de ser um momento de diversão em família, entre amigos e colegas de trabalho

 

Mantenha a cidade limpa, pratique o Lixosquete!

 

 

 

SICREDI 02