Pinhão

Pinhão - Agricultura Familiar fornece 1.600 quilos de produtos para merenda escolar

Pinhão - Agricultura Familiar fornece 1.600 quilos de produtos para merenda escolar

A Prefeitura Municipal recebe mais de 1.600 quilos de produtos produzidos e cultivados pela agricultura familiar de Pinhão e os produtos serão destinados as escolas estaduais e municipais para a merenda.

 

Os produtos são adquiridos por compra direta por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, onde os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 30% é destinado ao Programa. Este valor é utilizado na compra de alimentos diretamente da agricultura familiar, priorizando-se os assentamentos da reforma agraria e comunidades tradicionais.

 

A compra é realizada por meio de chamada pública, dispensando assim o processo licitatório.

 

A atual administração ampliou o volume de compras da agricultura familiar para a merenda escolar, em 2016 o Município adquiriu 190 mil reais já em 2017 o valor aumentou 100 mil reais, sendo adquirido 285.541.95 mil reais.

 

A secretaria de Agricultura auxilia os produtores com o transporte dos produtos, levando da propriedade até o barracão da merenda escolar, localizada no Parque Coronel Lustosa. O município ainda realiza a distribuição destes produtos nas escolas municipais e estaduais urbanas e do campo.

 

Os produtos orgânicos recebidos são: Ponkan, laranja, tomate, alface, mamão, mel, batata doce, bolachas entre outras diversas produções.

 

“Este auxílio tem uma importância para o município, além de oferecer as escolas uma alimentação de qualidade, valoriza nossos produtores da agricultura familiar, que movimentam o mercado da cidade.” Destaca a Secretária de Educação Maria Aparecida.

 

” Isto ajuda fortalecer a agricultura familiar de pinhão, fixando o homem no campo e criando mais oportunidade de renda para nossos agricultores.” Frisou o Secretário de Agricultura Darci Jocoski.

 

 

 

SICREDI 02