Pinhão

Pinhão - Administração municipal garante concessão do reajuste salarial dos servidores

Pinhão - Administração municipal garante concessão do reajuste salarial dos servidores

A primeira reunião para discutir o reajuste salarial dos servidores públicos municipais aconteceu na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2020, e reuniu representantes da administração municipal e do Sindicato dos Servidores Públicos.

 

Histórico de reposições pelo atual governo municipal

 

Em 2017, primeiro ano da atual administração, foram concedidos 6,58% de reposição com um ganho real de 2%. Conforme informações do próprio Sindicato, esse percentual foi uma perda registrada em 2016. Em 2018 houve a reposição de 4,95% com impacto de R$ 180 mil na folha de pagamento e em 2019, o reajuste foi de 3,75%.

 

Os avanços

 

A administração municipal paga rigorosamente em dia os salários dos servidores, os avanços de carreira, equivalente a 5% a cada cinco anos de serviço, os adicionais de 2% a cada dois anos, inclusive com antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário, como ocorreu no ano de 2019.

 

Preocupação do Governo

 

As mudanças do sistema previdenciário propostas pelo governo federal preocupam a administração municipal. Pouca gente sabe, mas as alterações devem aumentar a contribuição por parte dos servidores e o município também deverá pagar mais, causando grande impacto na folha salarial do município. Além disso, o governo federal ainda propõe congelamento de salários, coisa que a gestão não pretende fazer.

 

Primeira reunião de 2020 para discussão do reajuste salarial

 

O presidente do SIFUMPI – Sindicato dos Funcionários Municipais de Pinhão, Albino Ricardo, apontou a necessidade de retomar os trabalhos de uma comissão para rever o pagamento de horas extras e apresentou como sugestão a implantação de uma equipe de RH para analisar situações como atestados médicos apresentados pelos servidores e melhorias em alguns ambientes de trabalho.

 

Em relação ao reajuste salarial, a administração municipal garantiu a concessão, porém solicitou uma nova reunião com a diretoria do Sindicato para o dia 06 de fevereiro, data em que já será possível ter dados concretos e o fechamento da prestação de contas de dezembro finalizado.

 

A prefeitura está passando por uma migração de sistema financeiro e administrativo e isso atrasou a prestação de contas do mês de dezembro de 2019. A previsão é de que logo após o dia 20 de janeiro o sistema já esteja implantado e a contabilidade possa ser concluída, tendo assim números reais para saber os impactos que a folha de pagamento sofrerá com o reajuste e os avanços.

 

Mesmo sem a prestação de contas finalizada, o prefeito em exercício Beraldo Amaral garantiu concessão de reajuste, se não neste mês, assim que o fizer será retroativo a janeiro. “A nossa equipe de governo está focada nisso, são pequenos detalhes, mas que precisamos aguardar para anunciar de forma oficial o reajuste dos nossos valorosos servidores. Ressalto que as previsões são bastante promissoras e favoráveis e o que eu posso dizer agora é que o reajuste está garantido”.

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02