Paraná

Venda de pinhão está liberada a partir de hoje dia 1º

Venda de pinhão está liberada a partir de hoje dia 1º

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informa que a colheita, a venda, o transporte e o armazenamento do pinhão estão liberados a partir desta segunda dia 1º. As normas e instruções são estabelecidas com o objetivo de conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná e ameaçada de extinção.

 

Mesmo sendo colhido na data permitida, a regulamentação proíbe, em qualquer data, o consumo e a venda das sementes verdes, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Nesse estado, as pinhas podem conter fungos e ser prejudicial à saúde.

 

De acordo com o chefe do Departamento de Fiscalização Ambiental do IAP, Ivo Good, a recomendação é que a semente seja colhida de pinhas que já caíram, evitando também o risco de queda ao subir numa araucária.

 

“É importante respeitar a data estabelecida para maior probabilidade da semente estar madura, garantindo a perpetuidade da espécie e alimentação da fauna”.

 

Também não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros Estados, sendo obrigatório que respeitar as normas locais.

 

MULTA

 

De acordo com as normas ambientais, a pessoa que fosse flagrada na venda, transporte ou no armazenamento do pinhão antes de 1 de abril estava sujeita a responder a processos administrativo e criminal, além de receber auto de infração ambiental e multa de R$ 300 para cada 60 quilos de pinhão.

 

DENÚNCIAS

 

Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais, podem ser feitas no link “Fale Conosco”, no site do IAP, pelo telefone: (41) 3213-3700 ou regionais do IAP e Polícia Ambiental.

 

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02