Paraná

Último mês para vacinação contra a dengue no Paraná

Último mês para vacinação contra a dengue no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer entre esta quarta dia 07, e 7 de dezembro a terceira dose da vacina contra a dengue para encerrar o ciclo de imunização contra a doença no Paraná. Somente as pessoas que já tomaram as duas primeiras doses da vacina poderão ser imunizadas.

 

Nesta etapa, somente nove municípios dos 30 selecionados para a campanha vão oferecer a vacina contra a dengue. São cidades que ainda precisam ampliar a cobertura vacinal para garantir imunidade da população-alvo e também são os municípios que fazem parte da pesquisa de efetividade da vacina, promovida em parceria com o Instituto Sabin, dos Estados Unidos, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde.

 

“A introdução da vacina da dengue no Paraná foi uma estratégia a mais de combate à doença no Estado. Com esta etapa, encerramos o ciclo de oferta das três doses necessárias para garantir a imunidade dos vacinados e ressaltamos que a população precisa manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor”, diz o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

 

Início


O Paraná iniciou a oferta da vacina em agosto de 2016, no ano em que o Estado enfrentou sua pior epidemia, com o registro de mais de 56 mil casos e 63 mortes por dengue.

 

A cada seis meses, a Secretaria de Estado da Saúde deu a oportunidade de que jovens entre 15 e 27 anos de 28 cidades recebessem uma das três doses necessárias para garantir a imunidade contra a doença. Em Assai e Paranaguá, o público-alvo era de 9 a 44 anos. A estratégia atingiu mais de 300 mil pessoas que vivem nas cidades com grande magnitude de casos e epidemias repetitivas.

 

Dos 30 municípios elencados para receber as doses, 24 vacinaram mais de 50% de seu público-alvo com as três doses, sendo que 10 cidades atingiram mais do que 80% de cobertura.

 

No total, o Paraná imunizou 144.545 pessoas com as três doses da vacina contra a dengue, em torno de 46% dos 308.918 paranaenses que iniciaram seu esquema vacinal.

 

“Nesta etapa final de vacinação queremos ampliar a cobertura principalmente nas maiores cidades e diminuir o risco de novos surtos da doença no Paraná, queremos proteger nossa população”, afirmou Nardi.

 

Selecionadas


As cidades que receberão a vacina nesta etapa serão Paranaguá, Foz do Iguaçu, Mandaguari, Maringá, Munhoz de Mello, Sarandi, Cambé, Londrina e São Sebastião da Amoreira. Cada cidade deve definir a estratégia para vacinar sua população alvo com a terceira dose.

 

“Orientamos as equipes municipais a montar sua estratégia de vacinação e divulgar onde será possível receber a terceira dose da vacina, inclusive com a oferta em escolas e empresas”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.

 

O Dia D de vacinação está agendado para o dia 24 de novembro (sábado). (Com AEN)

 

 

 

SICREDI 02