Paraná

Tenente-coronel é preso com mais de 300 ampolas de medicamentos emagrecedores

Tenente-coronel é preso com mais de 300 ampolas de medicamentos emagrecedores

Um tenente-coronel da Polícia Militar de Rondônia (PM-RO), identificado como Davi Machado de Alencar, foi preso em flagrante na tarde deste sábado (02) ao tentar ingressar no Brasil pela Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A prisão ocorreu durante fiscalização da Receita Federal e da Polícia Federal.

De acordo com o órgão, o militar transportava irregularmente mais de 300 ampolas de tirzepatida, princípio ativo de medicamentos usados para diabetes e obesidade, como Tirzec e Mounjaro. A conduta configura crime previsto no Código Penal para produtos ilegais, falsificados ou sem autorização sanitária, com pena prevista de 10 a 15 anos de reclusão, além de multa.

Além do carregamento de tirzepatida, o oficial também portava quatro ampolas de retratutida, substância para tratamento da obesidade ainda em fase de estudos clínicos e sem autorização de órgãos reguladores.

Segundo a Receita Federal, Alencar informou durante a abordagem que havia ido ao Paraguai adquirir os medicamentos para uso familiar. Diante da quantidade transportada, ele foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, onde foi autuado em flagrante.

O militar consta no Portal da Transparência de Rondônia como servidor da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária, com salário bruto registrado em R$ 45.248,35.

A defesa do tenente-coronel entrou com pedido de liberdade provisória. A Justiça Federal aceitou a solicitação e concedeu soltura mediante fiança de R$ 30 mil. Não há atualização sobre o pagamento ou a liberação do militar até o momento.

 

 

SICREDI 02