Paraná

Secretaria de Educação vai manter aulas de Artes em todas as escolas estaduais do Paraná

Secretaria de Educação vai manter aulas de Artes

A Secretaria da Educação e do Esporte (Seed) vai manter as aulas de Artes na grade curricular das 1,8 mil escolas estaduais existentes no Paraná.

 

A decisão foi anunciada nesta sexta dia 13. A disciplina será aplicada para turmas do 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Em dezembro, a Seed publicou uma instrução normativa retirando a matéria das instituições de ensino, o que gerou insatisfação e protestos de professores.

A APP Sindicato, contrária à proposta, se reuniu com a secretaria nesta semana para discutir o assunto.

Após o encontro, a Seed disse que manteria a disciplina apenas em mil das 1,8 mil escolas, mas repensou e decidiu estender a medida para todas as unidades.

Em nota, a secretaria informou que a manutenção foi embasada em três princípios: "diálogo com os professores, análise de evidências educacionais e estudos orçamentários".

Segundo a Seed, manter a disciplina de Artes significa "um investimento de cerca de R$ 42 milhões por ano para beneficiar cerca de 160 mil alunos".

 

Pensamento Computacional

 

De acordo com a secretaria, os alunos da rede estadual do 8º e 9º anos também vão aprender sobre Pensamento Computacional em 2023.

Somando a manutenção de Artes e a inclusão da nova disciplina, a Seed terá que aumentar o número de aulas semanais de 25 para 27 em 1,3 mil escolas do estado.

 

 

 

 

Com G1

 

 

 

SICREDI 02