Paraná

Sanepar recebe pela sexta vez Selo Ouro para seu inventário de gases de efeito estufa

 Sanepar recebe pela sexta vez Selo Ouro para seu inventário de gases de efeito estufa

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG para o seu inventário de emissão de gases de efeito estufa (GEE) referente ao ano de 2021. A certificação foi anunciada nesta quinta-feira (6).

O Selo Ouro é o mais alto nível de reconhecimento às empresas que demonstram o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões de GEE. A companhia recebe pela sexta vez o Selo Ouro.

Desde 2008, a Sanepar elabora anualmente inventários de GEE e, desde 2009, faz o registro público de seu IGEE ao Programa Brasileiro GHG Protocol, gerido pela FGV. Na elaboração de seu inventário, a empresa utiliza métodos disponibilizados pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) e pelo Programa Brasileiro GHG Protocol. O documento fica disponível no site da companhia (AQUI).

As atividades desenvolvidas pela Sanepar e contempladas no IGEE são esgotamento sanitário, abastecimento de água, coleta e disposição final de resíduos sólidos urbanos e atividades administrativas. Em 2021, as emissões diretas de GEE foram calculadas em 1.016.527,23 toneladas de gás carbônico (CO2). O tratamento de esgoto é responsável por mais de 90% das emissões de GEE.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, afirma que o Selo Ouro é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela companhia. “É com grande alegria que recebemos esse reconhecimento ao nosso trabalho, que segue a Política de Sustentabilidade da empresa. Os dados levantados por nós, no inventário, contribuem para melhorarmos sempre nossos processos, com a busca constante de tecnologias que aumentem a eficiência dos sistemas, tornando-os os mais sustentáveis.

Ele ressalta que fazer a transição do cenário atual para uma economia de baixo carbono é o desafio imposto para a empresa e para o setor de saneamento.

Atualmente, a Sanepar mantém um Comitê Ambiental, Social e Governança (ASG) e também desenvolve estudo e pesquisas para implantação de sistemas cada vez mais eficientes de captura e combustão controlada do biogás ou aproveitamento energético deste subproduto.

 

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Hashtag:
SICREDI 02