Paraná

Polícia Militar testa reconhecimento biométrico nas viaturas

Polícia Militar testa reconhecimento biométrico nas viaturas

Um projeto pioneiro desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com outros órgãos e instituições, busca implantar um sistema que utiliza confronto biométrico nas viaturas operacionais e cartórios da Corporação até o final de 2018.

 

O objetivo da tecnologia embarcada é identificar por meio de digital, com ferramentas mobile, os autores de delitos de menor potencial ofensivo. Inicialmente o sistema vai identificar pessoas com mandados de prisão em aberto e pessoas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada ou suspensa.

 

Além das viaturas, a tecnologia implantada nos cartórios objetiva agilizar os procedimentos de lavratura de Termos Circunstanciados de Infração Penal (TCIP), com a identificação, em consulta aos bancos de dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, de todos os indivíduos autores de ilícitos penais. Há ainda o reconhecimento facial.

 

 

Na semana passada os dispositivos de identificação biométrica foram instalados em três viaturas do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e serão utilizadas ao longo da temporada no Litoral, buscando aperfeiçoamento de procedimentos. Ao final do Verão Paraná 2017/2018 os resultados serão analisados para verificar a possibilidade de implantação em toda a corporação até o final de 2018.

 

Este projeto servirá como prova de conceito, que possibilitará a tomada de decisão quanto à utilização da tecnologia. “As viaturas equipadas atuarão nos postos do Batalhão de Polícia Rodoviária, mas também apoiarão ações do policiamento de área como fiscalizações e blitzes, para que o teste seja feito em diferentes locais do Litoral durante a temporada”, diz o comandante do BPRV, tenente-coronel Erich Wagner Osternack.

 

 

SICREDI 02