Paraná

Polícia Civil emite 408% mais segundas vias de carteiras de identidade em 2019

Polícia Civil emite 408% mais segundas vias de carteiras de identidade em 2019

A Polícia Civil do Paraná emitiu, pela segunda via online, 408% mais carteiras de identidade nos primeiros seis meses do ano em relação ao mesmo período de 2018. Enquanto de janeiro a junho de 2018 foram confeccionados 14.665 documentos através de requerimento online, em 2019 foram emitidos 74.485.

 

O diretor do Instituto de Identificação da PCPR, Marcus Michelotto, avalia que o aumento no número de expedições da segunda via de identidades pela internet seja consequência das melhorias implementadas no sistema.

 

"No ano passado fechamos a parceria da PCPR com o Detran/PR (Departamento de Trânsito do Paraná) para utilizarmos os dados deles. Assim, conseguimos desenvolver um mecanismo de aproveitamento das imagens e das digitais, possibilitando que a gente imprima as identidades", disse o diretor.

 

Além da comodidade ofertada ao cidadão paranaense, o requerimento da segunda via rápida permite otimização dos serviços prestados pela PCPR. Além de agilizar os serviços e amenizar a grande procura do agendamento, o usuário que cadastrar seu celular ainda receberá uma mensagem confirmando que o documento está pronto para ser retirado.

 

VIA RÁPIDA

 

A solicitação da segunda via rápida da carteira de identidade pode ser feita através do link http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/. No canto esquerdo da tela existe a indicação do serviço, que custa R$ 30,47.

 

O projeto online de emissão da segunda via iniciou em 2017 com o sistema desenvolvido pela Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). Depois de requerer o documento remotamente, o cidadão será avisado (por um número cadastrado) para buscar o RG em um dos postos escolhidos. A validação biométrica no ato da retirada do documento permite a segurança do processo. Para saber se é possível requerer a segunda via do RG online, basta o cidadão digitar o número do documento na primeira tela.

 

 

 

SICREDI 02