Paraná

PM do Paraná prepara novo concurso para soldados

PM do Paraná prepara novo concurso para soldados

Para aqueles desejam ingressar na carreira de soldado da Polícia Militar do estado do Paraná já é hora de aquecer os motores e começar os estudos. De acordo com informações prestadas pela assessoria de imprensa da Polícia Militar do Estado do Paraná ao blog Concurseiros, da Gazeta do Povo, houve autorização verbal do governador Ratinho Júnior para a abertura de um concurso para soldados.

 

A publicação do edital poderá não acontecer tão rápido como se espera, já que além da autorização do governador, faltam trâmites como a definição das vagas, a elaboração do edital e a contratação de uma organizadora. Mas os interessados no edital já podem ir se preparando.

 

QUEM PODERÁ FAZER O CONCURSO?

 

De acordo com as regras definidas pela Lei Estadual n.º 1.943 de 23 de junho de 1954, para ingressar no cargo de soldado da polícia militar do Paraná é preciso ser brasileiro, ter no máximo 30 anos de idade no ato da inscrição, ter concluído o ensino médio, ser aprovado em todas as etapas do concurso, possuir idoneidade moral, estar quite com o serviço militar e com as obrigações eleitorais e, também, possuir a Carteira Nacional de Habilitação no mínimo na categoria B.

 

O concurso público para ingresso no cargo de soldado policial é composto pelo exame intelectual (prova escrita), pelo exame de Capacidade Física (ECAFI), pelo exame de Sanidade Física (ESAFI), pela Avaliação Psicológica e pela Investigação Social.

 

Após a aprovação no concurso, o candidato é nomeado Soldado de 2ª Classe e matriculado no Curso de Formação de Soldados, composto por aulas teóricas e práticas e, ao final, considerado aprovado, será promovido a Soldado de 1ª Classe.

 

O cargo de Soldado de 2ª Classe da PMPR (durante o curso de formação) tem vencimento básico de R$ 1.895,72, sendo que ao fim do curso, com a promoção para Soldado de 1ª Classe, o valor passa a ser de R$ 4.180,07 (Lei Estadual n.º 18.493 de 24 de junho de 2015).

 

 

 

 

 

SICREDI 02