Paraná

Parque Nacional do Iguaçu comemora 81 anos de atividades

Parque Nacional do Iguaçu comemora 81 anos de atividades

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939, pelo Decreto N° 1.035, e nesta sexta dia 10, a reserva ambiental comemora 81 anos de atividades.

 

A festa foi comemorada com um delicioso bolo e café da manhã especial servido aos visitantes, além de apresentações musicais. Como é de costume, o Centro de Visitantes ficou lotado e nesse dia especial, não poderia ser diferente.

 

O Parque Nacional do Iguaçu tem o título de Patrimônio Mundial Natural concedido pela UNESCO e também é uma das 7 Maravilhas da Natureza e abriga as famosas Cataratas do Iguaçu. O local também serve de moradia para 257 espécies de borboletas catalogadas, 45 espécies de mamíferos, 12 de anfíbios, 41 serpentes e 200 espécies de aves.

 

Animais que vivem em aproximadamente 1 milhão de hectares de áreas naturais, sendo mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas.

 

São tantas belezas que atraem turistas de todos os cantos do mundo e os números impressionam, foram 700 mil visitantes no ano de 2000 passando para mais de 2 milhões de turistas no ano de 2019.

 

Quase 30% da economia de Foz do Iguaçu está relacionada à visitação ao Parque Nacional do Iguaçu. São mil empregos gerados diretos e 15 mil empregos indiretos.

 

Para quem ainda não conhece o Parque Nacional do Iguaçu pode aproveitar o novo horário de funcionamento, que entra em vigor para atender a demanda da alta temporada. Entre 21 de dezembro e 26 de janeiro de 2020, o acesso aos visitantes é das 8h às 17h, ou seja, uma hora mais cedo.

 

SOBRE A HISTÓRIA

 

O primeiro homem branco a chegar ao Parque Nacional do Iguaçu foi Álvar Núñez Cabeza de Vaca, há 500 anos. Em 1876 o engenheiro André Rebouças fez a proposta ao Imperador Dom Pedro Segundo para criação do parque. Em 1916, Santos Dumont levou a proposta de desapropriação da área, que era privada, ao Governador Afonso Camargo. Em 1939, o Parque Nacional do Iguaçu foi criado pelo presidente Getúlio Vargas.

SICREDI 02