Paraná

Ministério da Saúde e Sesa confirmam caso suspeito do novo coronavírus no Paraná

Ministério da Saúde e Sesa confirmam caso suspeito do novo coronavírus no Paraná

O Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) confirmaram, nesta segunda dia 10, um caso suspeito de novo coronavírus, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

 

É a terceira notificação de suspeita da doença no estado. Outras duas suspeitas, que haviam sido identificadas em Curitiba, foram descartadas.

 

Desde o começo dos alertas, o Brasil já descartou 32 casos suspeitos. Nenhum caso da doença foi confirmado no Brasil.

 

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que sete casos suspeitos são investigados.

 

Além do paciente identificado em Ponta Grossa, também há três suspeitas em São Paulo, e outros estados têm um caso suspeito cada: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

Primeira suspeita nos Campos Gerais


De acordo com a Sesa, o caso suspeito identificado em Ponta Grossa trata-se de um menino, de sete anos, que esteve em janeiro na região sul da China, em Taishan (Guangdong).

 

Ainda conforme a secretaria, o menino retornou ao Brasil no dia 30 de janeiro, e foi atendido em um hospital, no dia 6 de fevereiro, quando foi diagnosticado com sintomas de quadro respiratório leve.

 


"As medidas preventivas e de bloqueio foram adotadas pelo município. Enquanto se aguarda análise das amostras, o paciente passa por acompanhamento em domicílio", informou a Sesa.

 

Sintomas e suspeita

 

A Sesa ressaltou que podem ser considerados suspeitos casos de pacientes com sintomas respiratórios – como febre, tosse e dificuldades para respirar – e que possuem histórico de viagens para áreas consideradas de transmissão da doença, na China, no últimos 14 dias ou que tenham tido contato próximo com pessoas e casos suspeitos ou confirmados do coronavírus.

 

Ao constatar essas características, conforme a secretaria, o paciente deve procurar uma unidade de saúde. (Com RPC Curitiba e G1 PR)

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02