Alerta: Paraná tem 819 casos de dengue confirmados
Do total, 657 são casos autóctones, contraídos na cidade de residência, e quatro municípios apresentaram autoctonia pela primeira vez neste período: Santa Tereza do Oeste, Perobal, Marilena e Primeiro de Maio.
O Paraná registra 7.530 notificações para a dengue. O monitoramento atual começou no mês de agosto. “A Secretaria da Saúde, por meio das Regionais e em parceria com os municípios, segue com as medidas preventivas, principalmente capacitando profissionais para manejo clínico da doença agilizando atendimento, diagnóstico e tratamento”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Segundo ele, é fundamental a participação da população na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, que se formam em locais e recipientes que acumulam água parada. Mais de 70% dos criadouros ainda estão nas residências e imóveis comerciais e é necessária a mobilização de todos para o fim destes focos. “O verão está aí, o período de festas e férias também, e queremos que seja uma estação tranquila para todos os paranaenses”, acrescenta o secretário.
O Boletim mostrou ainda, que mais um município entrou em situação de epidemia para a doença.Quinta do Sol, na região de Campo Mourão, registra 18 casos autóctones de dengue. Na mesma situação de epidemia estão Inajá, com 32 casos, e Santa Isabel do Ivaí, com 43. O município é declarado em situação de epidemia quando registra, proporcionalmente, 300 casos para 100 mil habitantes. (Com GR+Notícias)