Paraná

Paraná começa plantio da safra de verão

Paraná começa plantio da safra de verão

O Paraná começou a plantar neste mês a safra de verão 2018/2019, a principal safra de grãos do estado, com a expectativa de colher 23 milhões e 300 mil toneladas.

 

De acordo com o Deral, Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, se o clima colaborar, a colheita deve registrar 832 mil toneladas de grãos a mais do que na safra passada. Dos seis milhões de hectares de área que será plantada neste verão, 91% serão ocupados pela soja, cultura estável que se consolida como a principal do Paraná nesta época do ano. O Deral estima um volume de 19 milhões e 600 mil de toneladas para a safra de soja da temporada 2018/2019. A preferência é reflexo dos bons preços do grão, como explica o economista e diretor do Deral, Marcelo Garrido.

 

O milho de primeira safra também terá aumento de área plantada de 6%. O plantio já começou, devendo ganhar força nas próximas semanas. Segundo Marcelo Garrido, a expectativa de safra leva em conta o potencial produtivo da lavoura para esse período do ano, sujeito a menos riscos em relação ao período da safrinha, quando a cultura enfrenta quedas drásticas de temperatura.

 

O preço do milho aumentou 35% em um ano, passando de 21 para 29 reais por saca em média. Já o feijão deve ter um recuo de 13% na área ocupada. Com 25 mil hectares a menos, esta é a menor área cultivada nos últimos 12 anos no Paraná, embora o potencial produtivo seja o mesmo do ano passado. Marcelo Garrido explica por que o feijão teve um leve recuo. (Com AEN)

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02