Paraná

Paraná chega a 90 mortes por gripe em 2019, aponta boletim

Paraná chega a 90 mortes por gripe em 2019, aponta boletim

O Paraná chegou a 90 mortes por gripe em decorrência do vírus Influenza em 2019, conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta dia 31. Em relação ao boletim anterior, são três mortes a mais.

 

As ocorrências foram em Guarapuava, na região central, Londrina, no norte, e em Capitão Leônidas Marques, no oeste do estado. As três vítimas são homens, com idades entre 48 e 72 anos.

 

Conforme a Sesa, as mortes por Influenza atingem principalmente os idosos, que representam 55%. Pessoas entre 50 a 59 anos correspondem a 18,9% dos casos.

 

O boletim aponta que 92,2% dos óbitos são de pessoas que apresentaram fatores de risco, como fragilidades decorrentes da terceira idade, doenças cardiovasculares crônicas e doenças que afetam os pulmões.

 

Em uma semana, os casos confirmados da doença subiram de 448 para 488. O vírus que registra maior circulação é o H1N1, presente em 421 casos de Influenza, ou seja, 86,3%, indica a Sesa.

 

A região que apresenta mais casos é a Metropolitana de Curitiba, com 193 confirmações, seguida da região de Foz do Iguaçu, com 55, e a região de Ponta Grossa, com 38 confirmações.

 

Transmissão e prevenção

 

Segundo a secretaria, a transmissão do vírus Influenza, causador da gripe, ocorre durante todo o ano, mas no inverno existe a tendência do aumento em função das pessoas permanecerem por mais tempo em locais fechados e com pouca ventilação.


O clima seco predominante no período e as baixas temperaturas também propiciam maior sobrevida ao vírus, informa a Sesa.

 

Ainda conforme a secretaria, as medidas preventivas contra a gripe são a higienização frequente das mãos, cobrir nariz e boca com espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal e deixar os ambientes ventilados. (Com G1)

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02