Paraná

Paraná chega a 117 mortes por gripe em 2019, aponta boletim

Paraná chega a 117 mortes por gripe em 2019, aponta boletim

O Paraná chegou a 117 mortes por gripe em decorrência do vírus Influenza em 2019, conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta dia 02. Ao todo, são 614 casos da doença.

 

Seis óbitos foram confirmados nos últimos 15 dias e registrados em:

 

Curitiba;
Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná;
Foz do Iguaçu, no oeste;
Contenda, na região Metropolitana de Curitiba;
Londrina, no norte;
Marmeleiro, no sudoeste.



Dentre essas mortes, quatro envolveram pessoas com mais de 60 anos. Os outros dois casos são de pessoas com 52 e 32 anos.

 

De acordo com a Sesa, a idade é um fator de risco para a gripe, pois 53% dos casos aconteceram em idosos. A segunda faixa etária com mais casos registrados é a de 50 a 59 anos, representando 17,1% dos casos.
O boletim quinzenal apresentou ainda 1.504 casos provocados por outros agentes respiratórios e 2.348 casos de síndromes respiratórias não identificadas.

 

Influenza



Conforme a Sesa, a Influenza é uma infecção respiratória aguda e os sintomas mais comuns são: aparecimento súbito de calafrios, mal-estar, coriza, tosse seca e dores de cabeça, de garganta e no corpo. Podem ainda surgir outros sintomas como diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e vermelhidão nos olhos.

 

A secretaria orienta ainda a busca pelo atendimento médico, em caso de agravamento dos sintomas, para diagnóstico clínico e tratamento oportuno com o antiviral. A Sesa afirmou que disponibiliza o medicamento nas unidades de saúde, diante receita médica.

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02