Paraná

Mudança no envio de documentos do Detran gera reclamações por atrasos

Mudança no envio de documentos do Detran gera reclamações por atrasos

Uma mudança no envio de documentos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) tem gerado uma série de reclamações nas redes sociais do órgão.

 

A maior parte dos comentários diz respeito ao atraso na entrega da carteira nacional de habilitação (CNH) e do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV). Outra crítica frequente é sobre o sistema de rastreio da postagem, que não estaria funcionando adequadamente.

 

Desde o dia 20 de novembro, a entrega deixou de ser feita pelos Correios, ficando a cargo da empresa Combo Logística. Na ocasião, o órgão destacou que o objetivo da mudança era “diminuir os prazos de entrega e ter mais agilidade no atendimento ao cidadão”.

 

Mas, por enquanto, não foi isso que aconteceu. “Estamos em um processo de migração e adequação dos nossos procedimentos, portanto, é possível que ocorram alguns contratempos, mas estamos trabalhando para sejam os mínimos possíveis” , declarou o diretor geral do Detran, Cesar Kogut, em nota publicada no site do órgão em 18 de novembro.

 

Em meio à onda de reclamações, o Detran divulgou nesta semana um novo comunicado, no qual arma que “até a presente data, a empresa encontra-se dentro dos prazos estabelecidos para a entrega dos documentos aos cidadãos paranaenses”. Apesar disso, no mesmo texto, o órgão reconhece que podem ocorrer problemas. “Pedimos sua compreensão e paciência até que esta transição de empresas esteja concluída e os serviços possam ser prestados de forma mais eficiente, sem causar transtornos.”

 

De acordo com o Detran, tanto o CRLV quanto a CNH e a permissão internacional para dirigir (PID) devem ser entregues no endereço cadastrado em até dez dias úteis. Caso o endereço esteja incorreto, incompleto, não seja localizável ou esteja em zona rural, os cidadãos poderão retirar o documento na Ciretran responsável pelo município após o 15º dia útil da postagem. No caso da CNH ou do PID, a correspondência só é entregue em mãos, o que significa que, caso não haja uma pessoa responsável no endereço para recebê-la, após três tentativas, o documento também fica à disposição na Ciretran.

Nota de esclarecimento

A Combo Logística, empresa com sede em São Paulo, assumiu as entregas de CNHs, CRLVs e PIDs emitidas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) no último dia 20 de novembro de 2019, mediante um contrato de prestação de serviço que tem como principal objetivo reduzir os custos e aumentar a agilidade das entregas.

 

Até a tarde da última sexta-feira (6), 98,6% dos documentos emitidos no dias 20 e 21 de novembro - as únicas datas cujos prazos finais de 10 dias úteis já venceram - haviam sido entregues. No restante, os outros 1,4%, entram situações de condutores que não estavam presentes nas três tentativas feitas e endereços não localizados, por exemplo.

 

Por dia, o Detran-PR emite cerca de 25 mil CRLVs e 5 mil CNHs. Neste m de semana, 7 e 8 de dezembro, a Combo fará um mutirão em todo o estado para estabilizar o volume de entregas acumuladas, tendo em vista que esta é uma das épocas em que o departamento mais emite documentos veiculares.

 

Além disso, para diminuir qualquer tipo de transtorno que possa impactar na mobilidade dos paranaenses, a Combo estuda uma reestruturação da sua equipe de entregas e do modo como o serviço é praticado.

 

Para os próximos dias também estarão no ar novos canais de comunicação com os cidadãos nas redes sociais, o que facilitará o esclarecimento dos processos. O rastreio das CNHs confeccionadas a partir do dia 20 de novembro e já entregues à Combo pode ser acessado diretamente no site http://www.combolog.com.br/.

 

Para isso, é preciso ter em mãos o número do processo no Detran. A Combo Logística lamenta qualquer tipo de contratempo que possa ter surgido neste período de transição e reitera que todas as medidas para minimizar os impactos vêm sendo tomadas. Fonte: Gazeta do Povo

Hashtag:
SICREDI 02