Paraná

Câmara Especializada de Agronomia apresenta manual para uso consciente de agrotóxicos

Câmara Especializada de Agronomia apresenta manual para uso consciente de agrotóxicos

Material foi entregue a profissionais que participaram de reunião no Show Rural na última quarta, dia 08.

Como parte da programação prevista pelo Crea-PR – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, no estande do 35º Show Rural Coopavel em Cascavel, foi realizada a 730ª Reunião Ordinária da Câmara Especializada de Agronomia, nesta quarta-feira (8). Além do debate de assuntos da tradicional pauta de trabalho, o destaque da reunião foi por conta da entrega de um manual técnico para subsidiar a mistura em tanque de agrotóxicos e afins.

O material foi produzido pelo comitê de assuntos temáticos de agrotóxicos, da Câmara Especializada de Agronomia, em parceria com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Soja e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, “O manual é no sentido de orientar os profissionais, empresas e produtores rurais, a adotarem medidas, quando necessárias, de controle químico de pragas nas mais variadas culturas”, ressalta o Engenheiro Agrônomo e coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Orley Jayr Lopes. O encontro deste ano contou com a participação de 41 conselheiros do Paraná, que são engenheiros florestais, de pesca, agrícolas e agrônomos e também de representantes dos conselhos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, agradeceu a participação de todos, sobretudo, as delegações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, que também tiveram oportunidade de conhecer as novidades que são apresentadas no Show Rural. “É importante para nós recebermos essas delegações, que contam com profissionais da área e que participam das câmaras de agronomia dos seus estados, para essa interação e troca de informações. Devemos pensar em manter sempre esse formato de encontro com representantes de toda a região sul”, afirma.

O Engenheiro Agrônomo Gilson Galoti esteve presente na reunião. Ele integra o conselho do Crea-SC pela quinta gestão e representa a Associação de Engenheiros Agrônomos do Planalto Norte de Santa Catarina. “É um prazer poder participar dessa reunião aqui no Paraná e estamos sempre apreendendo com a integração entre as câmaras de agronomia. Mesmo quando há assuntos polêmicos, podemos encontrar uma melhor forma de pensarmos juntos e resolvê-los”, avalia.

O segundo vice-presidente do Crea-RS, Engenheiro Agrônomo Jerson José Spohr, destacou a organização do Crea-PR no evento, que para ele debateu temas de interesse mútuos de todos os profissionais da região sul. “Podemos aproveitar muitos exemplos que são apresentados aqui e utilizá-los no nosso estado. Essa também é uma oportunidade de visitar a feira, que hoje serve de modelo para muitas outras no País”.


Mistura em tanque de agrotóxicos

A prática associa produtos fitossanitários e/ou adubo foliar no tanque do equipamento aplicador, diluídos em água e em momento imediato à efetiva aplicação, com o objetivo de realizar o controle fitossanitário e suprir a carência nutricional nas diferentes culturas agrícolas. Essa prática é amplamente utilizada no campo e considerada fundamental para o uso racional de água, produtos e equipamentos, contribuindo para a garantia da produtividade, da rentabilidade e da qualidade das culturas.

 

 

Por assessoria

 

 

SICREDI 02