Paraná

Licitações do Governo do Paraná passam a ser transmitidas ao vivo pela internet

Licitações do Governo do Paraná passam a ser transmitidas ao vivo pela internet

Todos os processos licitatórios do Governo do Paraná deverão ser transmitidos ao vivo pela internet. A informação foi oficializada nesta quinta dia 23, pelo governador Ratinho Junior, em Curitiba.

 

De acordo com o decreto assinado pelo governador, a transmissão deve ser feita pelo Portal da Transparência e os arquivos em vídeos ficarão armazenados para consulta no site do governo.

 

Todos os pregões presenciais serão filmados por duas câmeras posicionadas em pontos diferentes da sala. De acordo com o decreto, a gravação deve mostrar a abertura dos envelopes com a documentação de habilitação das empresas concorrentes, a verificação, o julgamento e a classificação das propostas apresentadas.

 

Alguns órgãos do governo já transmitiam desde 2018 pregões presenciais pela internet. Com o decreto, todas secretariam passam imediatamente a fazer a transmissão de todas licitações.

 

Em 2018, o governo estadual promoveu 415 pregões presenciais e 1.705 eletrônicos. Em 2019, por enquanto, foram realizados 16 pregões presenciais e 93 eletrônicos.

 

De acordo com Ratinho Junior, a medida tem como objetivo fornecer ao cidadão uma ferramenta transparente de monitoramento do poder público. "Nosso objetivo é que o Paraná passe a ser o estado com maior índice de transparência", afirmou.

 

 

 

 

 

SICREDI 02