Paraná

Início de temporada com praias lotadas anima comerciantes do Litoral do Paraná

Início de temporada com praias lotadas anima comerciantes do Litoral do Paraná

De acordo com estimativa da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), entre o Natal e a virada do ano três milhões de pessoas passaram pelo Litoral paranaense. O número aponta para um aumento de 76% no movimento em relação à temporada da passada, quando 1,7 milhão de pessoas curtiram o final de ano nas praias do Paraná.

 

Uma estimativa do Verão Maior — as ações do governo do Estado no Litoral paranaense — pelo menos 2,5 milhões de visitantes estavam nas praias no show de fogos em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Foi o maior espetáculo de queima de fogos da história do Litoral paranaense.
Em Matinhos, cerca de 1 milhão de pessoas que estavam na orla assistiram o espetáculo, sendo um deles no Morro do Boi. Em Guaratuba o céu ficou colorido com os fogos que partiram do Morro do Cristo e de uma balsa atracada na Praia Central, ação inédita no Paraná. Foram cerca de 15 minutos de espetáculo. Em Pontal do Paraná, a queima de fogos foi na Praia de Leste.

 

Este movimento intenso vem desde o lançamento do Verão Maior, no dia 21 de dezembro. Proprietário de uma pousada e de uma lanchonete em Matinhos, Cícero Caboclo de Lima conta que no ano passado a praia já começou a encher lá pelo dia 22, 23 de dezembro. No ano anterior, o movimento só foi aumentar mais significativamente depois do Natal. “Melhorou uns 50% (o movimento). Minha esperança é de que seja uma boa temporada e a expectativa é que melhore bastante. A casa tem estado sempre cheia”.

 

Em sua segunda temporada administrando o Restaurante Brisa do Mar, em Guaratuba, a empresária Vivian Maciel também demonstra animação. “Está melhor do que no último verão e os colegas que estão há mais tempo dizem que está sendo um dos melhores inícios de temporada dos últimos anos”.
E se o comércio no litoral está abarrotado de consumidores, natural também que as praias fiquem tomadas pelos veranistas, formando um verdadeiro mar de pessoas e guarda-sóis na areia e no calçadão. Nas ruas, o fluxo de veículos muito acima do habitual – mesmo para essa época do ano – provocava pontos de congestionamento e lentidão.

 

Mesmo que a previsão acabe não se cumprindo, entre os comerciantes parece ser quase unanimidade que o começo da temporada de verão 2019-2020 está sendo um dos melhores dos últimos tempos.

 

Até depois do Carnaval

 

O Verão Maior mantém as atividades até depois do Carnaval e termina em 1º de março. Nesses 74 dias, o Litoral e as prainhas do Lago de Itaipu (Oeste) e do Rio Paraná (Noroeste) vão contar com efetivo maior de policiais e bombeiros e reforço nos serviços de saúde, saneamento e energia, além de limpeza das praias e monitoramento da qualidade das águas. A programação inclui cultura, esporte e lazer e também ações de proteção ambiental.
Além disso, as secretarias e autarquias do Estado também estão empenhadasem levar atrações para as areias e nas próximas semanas devem ser divulgadas algumas atrações com artistas nacionais.

 

Atração

 

Cinema na Praia

 

Em uma nova iniciativa do Governo do Paraná, através da SANEPAR e da Renault / Instituto Renault, será lançado amanhã, o programa itinerante “Cinema na Praia” (extensão do Cinema na Praça), projeto inédito no litoral paranaense que tem o intuito de promover a economia local além de levar lazer e entretenimento aos frequentadores dos balneários do litoral paranaense durante o Verão Maior 2019/2020.

 

Uma carreta com um painel de LED vai percorrer 10 balneários entre os dias 3 a 24 de janeiro. As sessões acontecerão sempre às sextas, sábados e domingos, às 20 horas cada uma com 400 cadeiras. Complementarão as atividades sessões de alongamento para a Melhor Idade (16 horas) e aulas de Zumba (17 horas).

 

O filme escolhido é “Hotel Transilvânia”, produção infantil de classificação livre. A estreia será amanhã, na cidade de Pontal do Paraná no balneário de Pontal do Sul. A carreta chegará na cidade no dia anterior à exibição do filme e ficará parada em um ponto definido pela administração municipal. (Com Bem Paraná)

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02