Homem morre afogado em Guaratuba, no litoral do Paraná
Um homem, de 25 anos, morreu afogado no sábado dia 05, na região de Coroados, em Guaratuba, no litoral do Paraná. É a sexta morte da temporada de verão, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Por volta das 16h30, uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para socorrer três pessoas que se afogaram enquanto nadavam em uma área não protegida por guarda-vidas, sinalizada por bandeira preta.
Segundo o Corpo de Bombeiros, duas das vítimas sofreram afogamento leve e a terceira teve afogamento grave com parada cardiorrespiratória. A equipe de guarda-vidas realizou os procedimentos de reanimação, e após quase duas horas de atendimento, o homem morreu.
Casos
Esta é a sexta morte por afogamento no litoral nesta temporada. Entre os casos, três aconteceram em pontos onde não havia guarda-vidas na praia e outros dois aconteceram em piscinas.
O Corpo de Bombeiros orienta para que a população sempre nade em faixa protegida por guarda-vidas, observe a sinalização da condição de mar, indicada por bandeiras em frente aos postos e evite entrar na água com condições de mar agitado e chuva.
As bandeiras verde, amarelo e vermelho ficam no Posto de Guarda-Vidas e são colocadas na areia para sinalizar as condições do tempo e do mar.
Bandeiras
Verde: significa que naquele ponto as condições para banho são boas e o risco de incidentes é mínimo;
Amarela: indica que o local possui fatores de risco ao banhista, como ondas mais fortes, correntes e outras condições que podem ocasionar acidentes (a maioria dos postos está com bandeiras amarelas desde o início desta temporada);
Vermelha: sinaliza o local onde não é adequado para banho, ou seja, possui alto risco de afogamentos.
Preta: colocada em locais que orientam a população de que naquela área não há um posto de guarda-vidas permanente, portanto, não possui um profissional no local e não é indicado para banho;
Duplo vermelha: é utilizada em situações de extrema necessidade e significa que a praia está interditada devido a fatores de segurança como uma chuva forte, ressaca, raios, entre outras situações. Quando essa bandeira é colocada, todas as outras são retiradas e para garantir a segurança de todos. (Com G1)
Veja Também: