Paraná

Homem morre afogado em Guaratuba, no litoral do Paraná

Homem morre afogado em Guaratuba, no litoral do Paraná

Um homem, de 25 anos, morreu afogado no sábado dia 05, na região de Coroados, em Guaratuba, no litoral do Paraná. É a sexta morte da temporada de verão, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

 

Por volta das 16h30, uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para socorrer três pessoas que se afogaram enquanto nadavam em uma área não protegida por guarda-vidas, sinalizada por bandeira preta.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, duas das vítimas sofreram afogamento leve e a terceira teve afogamento grave com parada cardiorrespiratória. A equipe de guarda-vidas realizou os procedimentos de reanimação, e após quase duas horas de atendimento, o homem morreu.

 

Casos


Esta é a sexta morte por afogamento no litoral nesta temporada. Entre os casos, três aconteceram em pontos onde não havia guarda-vidas na praia e outros dois aconteceram em piscinas.

 

O Corpo de Bombeiros orienta para que a população sempre nade em faixa protegida por guarda-vidas, observe a sinalização da condição de mar, indicada por bandeiras em frente aos postos e evite entrar na água com condições de mar agitado e chuva.

 

As bandeiras verde, amarelo e vermelho ficam no Posto de Guarda-Vidas e são colocadas na areia para sinalizar as condições do tempo e do mar.

 

Bandeiras


Verde: significa que naquele ponto as condições para banho são boas e o risco de incidentes é mínimo;

 

Amarela: indica que o local possui fatores de risco ao banhista, como ondas mais fortes, correntes e outras condições que podem ocasionar acidentes (a maioria dos postos está com bandeiras amarelas desde o início desta temporada);

 

Vermelha: sinaliza o local onde não é adequado para banho, ou seja, possui alto risco de afogamentos.

 

Preta: colocada em locais que orientam a população de que naquela área não há um posto de guarda-vidas permanente, portanto, não possui um profissional no local e não é indicado para banho;


Duplo vermelha: é utilizada em situações de extrema necessidade e significa que a praia está interditada devido a fatores de segurança como uma chuva forte, ressaca, raios, entre outras situações. Quando essa bandeira é colocada, todas as outras são retiradas e para garantir a segurança de todos. (Com G1)

 

 

 

 

 

 

SICREDI 02